Pensamentos


segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Aquecimento Global sendo Questionado!

Tem alguns assuntos que atingem tal nível de consenso que dificilmente são questionados. O Aquecimento Global é um desses assuntos. Qualquer um que questiona o aquecimento global é considerado ignorante sem chance para defesa. A grnade maioria dos cientista do mundo considera isso assunto fechado e a questão agora é como reverter ou reduzir o processo!

Aliás, esse mês a Scientific American Brasil publicou uma entrevista com o cientista que descobriu o gráfico em formato de taco de hóquei que representa a elevação da temperatura nos últimos 100 anos.

Mesmo sendo assunto fechado, as vezes a gente ainda encontra alguns cientistas que discordam de que o aquecimento global realmente exista e, se existe, que ele estaja sendo causado pelo ser humano. A novidade aqui é que nunca tinha ouvido uma posição desse tipo de um cientista brasileiro.

Semana passada o Jô Soares entrevistou o Professor de Climatologia da USP, Ricardo Augusto Felício. Ele defende exatamente essa tese e tem alguns bons argumentos para isso. Segue o vídeo da entrevista que vale a pena ser vista. Pelo menos acho que a deveríamos refazer as mesmas perguntas, quem sabe não teríamos respostas diferentes!


Eu não sou um especialista na área. Mas algumas questões que ele levantou eu também concordo e ainda acrescento outras:

1 - Por mais que as metodologias de medição de temperatura tenham evoluído, não consigo imaginar quantos pontos de medição seriam necessários, espalhados pelo planeta, para realmente termos uma base de dados estatísticamente significativa. Só assim poderíamos afirmar que a temperatura do planeta está subindo na média!

2 - Nós vivemos em um planeta com uma massa imensa, onde a atmosfera é somente uma fina camada desse conjunto. Conforme o filme "Uma Verdade Incoveniente", a atmosfera seria somente a camada de tinta de uma bola de futebol. Como pode uma camada tão fina impactar no aumento da temperatura do planeta todo?

3 - Compare a massa da Terra com a do Sol, que é nossa fonte de energia! Parece impossível que algo que façamos aqui consiga influenciar mais do que o próprio Sol. Segue um link do post sobre isso!

4 - Por fim, a humanidade vive inventando um potenciais Fins de Mundo que no final se mostra um erro. Não acho impossível que esse seja mais um caso!

Será?.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário