segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sete Equações que Dominam o Mundo

A New Scientist publicou um artigo sobre as equações que são essenciais ao mundo como o conhecemos. Elas estão na foto abaixo. Quantas você já conhecia?


Transformada de Fourier
Joseph Fourier publicou seu estudo sobre a transferência de calor entre um corpo e seu meio aplicando um método que resultaria nessa equação. Com o tempo foram percebendo que essa equação serve para muito mais, atualmente é utilizada em remoção de ruídos sonoros, achando a estrutura de DNA utilizando raios-X entre outros. Mas o principal, de longe, é a compressão de imagens digitais JPEG que utiliza essa equação como base.

Equação da Onda
Um estudo de Johan Bernoulli dos harmônicos emitidos pelo violino deu início a essa ciência  das ondas. Esta equação foi finalmente obtida por Jean le Rond D'Alembert. Qualquer som pode ser explicado através dessa equação. Através dela é possível detectar e medir a magnitude de terremotos. Nem vou falar de aparelhos eletrônicos de música porque as equações de Maxwell's vão completar.

Equações de Maxwell
Em 1830 Michael Faraday estabeleceu a física do eletromagnetismo. Trinta anos depois, James Clerk Maxwell embasou a teoria matematicamente. O resultado foram essas quatro equações que são a base para qualquer tipo de onda eletromagnética. Isso inclui desse o rádio FM até o fones bluetooth modernos. Das equações acima considero estas 4 as que mais impactaram no desenvolvimento da nossa tecnologia.

Equação de Schrodinger
Essa equação é abase da mecânica quântica. Essa matéria não é tão conhecida fora dos cursos de física e química avançada, mas é a base de toda a estrutura da matéria. Ela explica como ocorrem as interações entre os elétrons e o núcleos dos átomos. As aplicações práticas atuais são imensas, incluindo equipamentos a laser como os players de CDs, DVDs e Blue Rays.

Quem tiver interessado em ler o artigo completo, em português-BR, de Ian Stewart da New Scientist pode baixar aqui.