sábado, 4 de fevereiro de 2012

Futebol visto por um Nerd!

Para torcer para um time de futebol é necessário, no minimo, aceitar que não é 100% racional. Acho natural torcer para algum esportista que você gosta, como um tenista, um jogador de golfe, ou até um enxadrista. Em resumo, acho mais lógico torcer para que uma pessoa consiga atingir seus objetivos, mas quando entra no futebol a torcida passa a ser pelo símbolo da camisa.

Tirando os parentes e amigos pessoais dos jogadores de um determinado time, todos os outros torcedores estão fixados na camisa, no símbolo do time, independente de quem a veste. Por isso é muito comum jogadores trocarem de time e a torcida anterior recebe um outro com a maior naturalidade e começa a xingar o "desertor". Até que esse primeiro volta pro time anos depois e veste de novo a camisa como heroi. Tudo normal!


Na prática se fosse criado hoje um time novo e com muito dinheiro comprasse todos os jogadores atuais de um clube disputando o campeonato brasileiro, os torcedores não "migrariam" para esse novo time. Até acho que esse time teria uma rejeição impressionante.


Indo mais além, a gente pode considerar que o torcedor de futebol torce pela administração do clube. O torcedor pede bons jogadores, bons estádios, bons resultados, que só serão obtidos se a administração tiver sido eficiente. Então até acho lógico que os sócios do clube torçam pelo time de futebol deles. Mas a grande maioria dos torcedores não tem vínculo nenhum com o clube. Alguns times até criaram agora uma espécie de associação básica que dá desconto em ingresso, o que é correto para que o torcedor sinta que realmente faz parte de alguma coisa.


Agora todo esse discurso foi para evidenciar que, se não tem muita lógica torcer para um time a não ser que você seja parente dos jogadores ou sócio do clube, tem menos lógica ainda torcedor sair brigando com torcidas de times adversários! 


O cara não conhece ninguém do time que ele torce, paga o ingresso, fica duas horas pra ir e duas horas pra voltar, e no meio do caminho encontra torcedor do outro time e parte pra briga! O que será que ele espera com isso, que o torcedor adversário mude de ideia e passe a torcer pro time dele? E isso na base da porrada?


Cada vez vamos mais para o lado irracional da escala....


Apesar de considerar que torcer por um time de futebol está mais para o lado irracional, ainda acho uma prática legal. Rende boas piadas e brincadeiras com os amigos, e profissionalmente gera empregos pra caramba! Mas quando vou ao estádio, vou com o mesmo espirito de assitir um show de rock, simplesmente paguei para assitir um show ao vivo. Não consigo entender o motivo das brigas entre torcidas, que são tantas que fazem minhas visitas aos estádios serem raras!!!