Pensamentos


sábado, 21 de maio de 2011

Fim do Mundo - O que há de errado em todas as religiões...

Como era de se esperar, toda a imprensa está comentando o Fim do Mundo previsto pela seita religiosa Family Radio. O twitter então está cheio de piadinhas e o primeiro lugar nos TTs é #fimdomundo. E também não faltam opiniões contrárias a religião, que nessa época também ganham espaço na mídia. Segue abaixo mais uma tradução de reportagem, dessa vez publicada na CNN por David Silverman, que é o presidente do American Atheists.

Por David Silverman, Especial para CNN (Link da matéria original)
Ninguém duvide de que a religião fere as pessoas. Pessoas boas, inteligentes e caridosas sofrem todos os dias e em toda parte nas mãos da religião, a mentira feliz.

A religião é usada por pessoas desonestas que afirmam conhecer o caminho para o que o ser humano deseja mais: a imortalidade. Para combater o medo da morte, as pessoas religiosas ignoram seu intelecto, acreditam na mentira, e seguem o pastor, geralmente de forma cega e às vezes a ponto da insanidade.
 
Estamos testemunhando um exemplo muito bom disto agora, com um grupo liderado pelo Ministro Cristão Harold Camping, que se prepara para o fim do mundo neste sábado, 21 de maio.

É claro que o fim de semana passará sem incidentes e milhares de seguidores de acampamento, tendo gastado ou doados grandes quantidades de dinheiro em seu nome, serão gravemente desapontados. Vítimas estarão quebradas. Famílias serão danificadas. Vidas serão arruinadas. Tudo porque alguém fez um bom “chute”, e seguidores acreditaram.
 
Eu não tenho certeza se Camping é um mentiroso, mas eu acho que sim. Ele percebeu que a religião é uma ótima maneira de ganhar dinheiro livre de impostos à custa de pessoas bem-intencionadas, através de doações para seu ministério, todos sem temer a condenação eterna. Você vê, eu suspeito que ele, como muitos outros da sua laia, não acredita em Deus.

Pode parecer estranho que eu iria acusar este homem de ser ateu como eu, mas tenha certeza de que ele não é nada como eu.
 
Como a maioria dos ateus, eu sou uma pessoa bastante agradável e jamais enganaria alguém para lhes tirar suas economias ou convencer alguém a sair de um emprego apenas para encher meus bolsos. A verdade é que a religião e a ética são completamente independentes um do outro.

Considere como Newt Gingrich poderia fazer a campanha contra o adultério do presidente Bill Clinton como o queridinho da direita religiosa, enquanto na verdade ele mesmo é um adúltero. Considere como o superstar evangélico Ted Haggard poderia pregar contra a homossexualidade, em nome de Deus, enquanto escondia um amante gay. E considere Camping, que consegue doadores para tossir o que parece ser um monte de dinheiro, enquanto arruína as vidas reais de seus seguidores aqui na Terra.

Estas não são pessoas que temem a Deus ou o inferno. Na minha opinião, eles sabem muito bem que os deuses são mitos. Eles são pessoas más. Os ateus têm pessoas más também, mas o pior é quem finge ser de uma religião para seu próprio ganho pessoal.

Na próxima semana, as vítimas Camping irão pedir o nosso perdão por serem tão tolos, e nós vamos perdoá-los, porque todos nós temos feito coisas estúpidas. Eles vão pedir dinheiro e nós vamos ajudá-los, porque a maioria das pessoas é caridosa.

E então as vítimas de Camping irão pedir-nos para esquecer tudo sobre este esquema terrível. Mas isso é algo que nunca devemos fazer.
Devemos lembrar que Camping, ateu ou não, não é diferente de qualquer outro pregador. A religião vive da ameaça do medo - a ameaça constante de qualquer momento o Dia do Julgamento acontecerá juntamente com o castigo eterno no inferno para aqueles que não acreditaram o suficiente.

Desde que mentes racionais perguntam coisas irracionais, os crentes constantemente têm dúvidas, e, portanto, medo de que eles não tenham fé suficiente para passar o agrupamento durante o arrebatamento final, quando os justos serão salvos e os ímpios serão condenados. O medo do inferno deixa os crentes desesperados em aliviar essas dúvidas para que possam ter a certeza de entrar no céu. É uma receita para a obediência baseada no medo, que é exatamente o que almeja a religião.

Se esquecermos de Camping, esta loucura apocalíptica acontecerá novamente. No próximo ano é 2012 e, tal como era suposto acontecer em 2011, 2004, 2001, 2000, 1999, 1997, 1994 e outros anos que o mundo deveria acabar, de acordo com uma ou outra religião.

O que vamos fazer em 2012? Será que vamos ficar parados enquanto pregadores aproveitam-se dos crédulos de novo? Será que vamos deixar de enfrentar os tolos e continuar a venerar a religião? Ou será que nós, como sociedade, exigiremos que as pessoas usem seu intelecto e prestem atenção aos seus pastores, padres, rabinos e mulás e vejam como eles realmente são golpistas?

Este fim de semana, os pregadores de costa a costa vão falar sobre o porquê eles estão certos e Camping está errado, e eu convido todos a ouvir atentamente. Eles vão tentar justificar uma interpretação da Bíblia (o deles) é certo, enquanto as outras estão erradas. No final, todos eles estão interpretando a "palavra perfeita de Deus" em sua própria maneira imperfeita, para que Deus concorde com sua própria agenda. É óbvio que se você prestar atenção, nenhum pregador nunca diz "Deus não concorda comigo."

Sim, este fim de semana vamos rir dos tolos que seguem os pregadores que ganham a vida espalhando mentiras felizes. A Religião terá sido provada errada novamente.
 
Mas todos nós devemos lembrar que as pessoas foram feridas neste fim de semana. Esperamos que as vítimas do fim-do-mundo levantem-se, sacudam a poeira e saiam desta vez melhor, como pessoas menos crédulas. Felizmente, eles vão usar sua experiência para ajudar outros a evitar fraudes futuras, gritando às vítimas de amanhã, sem medo de ser irreverente sobre algo que não merece a reverência nenhuma.

5 comentários:

  1. Poderia entrar em contato? Gostaria de discutir alguns pontos de vista que você tem, e sua compreensão textual de "realidade".
    Mas não, não sou um religioso fervoroso, muito pelo contrário!
    Encontrei seu texto quando me deparei com um blog sobre ateísmo.

    brunog.hats@hotmail.com

    agradecido, se puder entrar em contato.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. caraca....você tá profundo mesmo com este papo de religião...sabia que se interessava pelo assunto, mas nem tanto...um abração

    ResponderExcluir
  5. eu sou uma pessoa sem religião.pois tenho a mesma visão que você em relação aos falsos mestre.a diferença é que eu acredito em Deus. só não acredito nos homens que se dizem com a boca servos de Deus e em atitudes são incredulos.a diferença entre um ateu e um falso religioso é que o ateu quando ele é bom e pratica a justiça o faz porque ser o que é, e não por enteresse. se não acrreditam em céu e inferno. já o falso religioso é um perigo e interesseiro tudo que faz é vizando o paraiso no céu e na terra não fazem por amor ao que antes o amou.

    ResponderExcluir