Pensamentos


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Stephen Hawking - "Não existe Céu; isto é um Conto de Fadas"

Photograph: Solar & Heliospheric Observatory/Discovery Channel
  

O Cosmologista Stephen Hawking deu uma entevista ao The Guardian onde ele comenta sobre vida após a morte, Deus e outros assuntos. A matéria toda é bem interessante, pode conferir nesse link.

Eu traduzi somente as respostas dele às perguntas feitas pelo jornal. Segue:

Qual é o valor em saber “Por que estamos aqui?”
O universo é regido pela ciência. Mas a ciência nos diz que não podemos resolver as equações diretamente no abstrato. Nós precisamos usar a teoria eficaz da seleção natural darwiniana daquelas sociedades com mais chances de sobreviver. Nós lhes atribuiremos valor superior.

Você disse que não há razão para invocar a Deus para iluminar o nosso caminho. A nossa existência está toda à sorte?
A ciência prevê que muitos tipos diferentes do universo serão espontaneamente criados do nada. É uma questão de oportunidade que nós estamos dentro deste.

Então aqui estamos nós. O que devemos fazer?
Devemos buscar o maior valor das nossas ações.

Você teve um susto com a saúde e passou um tempo no hospital em 2009. Existe algo que você tem medo sobre a morte?
Eu tenho vivido com a perspectiva de uma morte prematura nos últimos 49 anos. Eu não tenho medo da morte, mas eu não tenho pressa de morrer. Eu tenho muita coisa que quero fazer primeiro. Eu considero o cérebro como um computador que vai parar de trabalhar quando seus componentes falharem. Não há céu nem vida após a morte para os computadores quebrados, isto é um conto de fadas para as pessoas com medo do escuro.

Quais são as coisas que você acha mais bonita na ciência?
A ciência é bela quando produz simples explicações de fenômenos ou conexões entre observações diferentes. Exemplos incluem a dupla hélice na biologia, e as equações fundamentais da física.

2 comentários:

  1. A ciência pode aproximar ou afastar uma pessoa de Deus. Já eu afirmo (não acho apenas) que a Ciência deve aproximar o homem de Quem a criou. O cérebro é como um celular: o aparelho pode quebrar, mas as ondas continuam existindo. Nesta Hawking não foi infeliz apenas, ele foi cego. A doença não lhe ensinou nada. Leiam um texto interessantissimo sobre o NADA, que explica o quão absurda é esta colocação dele: http://estudosbiblicosmeyer.blogspot.com/2013/01/o-nada-e-o-todo.html
    E acrescento que:
    Só se pode falar sobre o que se conhece, sobre o que se experimentou. Se Hawking acha que Deus não existe, e que a vida após a morte também não, ele já deveria ter experimentado tal coisa. Ora, como ele ainda não morreu, não pode falar. É o caso do cachorro mordendo o rabo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse seu tipo de pensamento é bem comum entre os religiosos. O que você está querendo é que ele prove que Deus não existe, ou que a vida após a morte não existe, mas isso é impossível conceitualmente. É impossível provar que alguma coisa não existe!!!

      Se eu te afirmar que eu tenho um dragão invisível no meu porão, que só eu vejo, vocÊ consegue provar que ele não existe? Não!!!

      Eu que deveria provar que ele existe!!!

      Quem deve provar que algo existe é quem afirma o fato. Quem deve provar que Deus, ou a vida após a morte existe, é quem afirma isso!

      Você fala que o Hawking não pode afirmar isso porque ainda não morreu. Ok, mas quem pode?

      Excluir