quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Achocolatado Light com 30% menos Calorias? Não é bem assim!

Já não é a primeira vez que pego dados da própria embalagem do produto que contradizem a chamada de marketing dele mesmo. Essa semana achei mais um.

Um achocolatado famoso tem uma versão "Tradicional" e a "Light", como vários outros produto têm. A chamada da frente da embalagem menciona uma redução de 30% em calorias em relação ao produto Tadicional. Mas olhando o detalhamento das calorias no verso da mesma embalagem encontrei a seguinte informação:

Porção de 9,5 g (uma colher de sopa): 134KJ

Por Copo:
Tradicional (20 g) com Leite Desnatado: 521 KJ
Light           (9,5 g) com Leite Desnatado: 353 KJ

Obviamente considerando somente o valor final em KJ da mistura, o Light está 33% menor. Mas o problema é que para isso eles comparam 20 g do Tradicional com 9,5 g do Light. Vamos fazer as contas:

Se a porção do achocolatado light de 9,5 g tem 134 KJ e o copo com Leite Desnatado tem 353 KJ, então significa que o leite sozinho contribui com 219 KJ desse total.

O copo com achocolatado normal e o mesmo leite tem 521 KJ, mas se retirarmos o valor do leite que acabamos de calcular (219 KJ) sobra  302 KJ, que se refere a 20 g do achocolatado normal.

Então no final temos:
Achocolatado Tradicional (20 g): 302 KJ = 15,1 KJ/g
Achocolatado Light           (9,5 g): 134 KJ = 14,1 KJ/g

A diferença entre um os dois é de somente 1 KJ/g, que representa somente 6,6 % de redução calórica.

A redução de 30% que a embalagem faz propaganda só é obtida se considerarmos o produto já dissolvido no leite e mesmo assim dobrando a quantidade do pó normal em relação ao produto light.

Na minha opinião isso é propaganda enganosa e deveria ser proibida!
Não sou da área alimentícia e não entendo essa lógica. Não acredito que nossos Órgãos Reguladores deixariam passar algo tão básico, por isso acredito (quero acreditar) que isso está certo de alguma forma que eu não entendo. 
Mas que é muito estranho, é!

Segue a foto da embalagem se quiserem confirmar as contas.