Pensamentos


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Achocolatado Light com 30% menos Calorias? Não é bem assim!

Já não é a primeira vez que pego dados da própria embalagem do produto que contradizem a chamada de marketing dele mesmo. Essa semana achei mais um.

Um achocolatado famoso tem uma versão "Tradicional" e a "Light", como vários outros produto têm. A chamada da frente da embalagem menciona uma redução de 30% em calorias em relação ao produto Tadicional. Mas olhando o detalhamento das calorias no verso da mesma embalagem encontrei a seguinte informação:

Porção de 9,5 g (uma colher de sopa): 134KJ

Por Copo:
Tradicional (20 g) com Leite Desnatado: 521 KJ
Light           (9,5 g) com Leite Desnatado: 353 KJ

Obviamente considerando somente o valor final em KJ da mistura, o Light está 33% menor. Mas o problema é que para isso eles comparam 20 g do Tradicional com 9,5 g do Light. Vamos fazer as contas:

Se a porção do achocolatado light de 9,5 g tem 134 KJ e o copo com Leite Desnatado tem 353 KJ, então significa que o leite sozinho contribui com 219 KJ desse total.

O copo com achocolatado normal e o mesmo leite tem 521 KJ, mas se retirarmos o valor do leite que acabamos de calcular (219 KJ) sobra  302 KJ, que se refere a 20 g do achocolatado normal.

Então no final temos:
Achocolatado Tradicional (20 g): 302 KJ = 15,1 KJ/g
Achocolatado Light           (9,5 g): 134 KJ = 14,1 KJ/g

A diferença entre um os dois é de somente 1 KJ/g, que representa somente 6,6 % de redução calórica.

A redução de 30% que a embalagem faz propaganda só é obtida se considerarmos o produto já dissolvido no leite e mesmo assim dobrando a quantidade do pó normal em relação ao produto light.

Na minha opinião isso é propaganda enganosa e deveria ser proibida!
Não sou da área alimentícia e não entendo essa lógica. Não acredito que nossos Órgãos Reguladores deixariam passar algo tão básico, por isso acredito (quero acreditar) que isso está certo de alguma forma que eu não entendo. 
Mas que é muito estranho, é!

Segue a foto da embalagem se quiserem confirmar as contas.


3 comentários:

  1. A diferença é que o nescau normal utiliza açucares normais para adoçar, enquanto o nescau light utiliza edulcorantes como o acessulfame, que são centenas de vezes MAIS doces que o açucar
    digamos que de 25gr de nescau normal, 14 sejam para dar o gosto de nescau, e 11 de açucares comuns para adoça-lo...
    Agora, o nescau light: 14gr para dar o gosto de nescau e 0,5gr de edulcorantes, que são MUITAS vezes mais doces que açucar, muitas vezes MESMO, pesquisem sobre o neotame no google e verao que existe edulcorantes 8000x mais doces que açucar
    O motivo de na mesma porção existirem mais calorias?
    Simples, O pó que da o gosto do nescau (NAO O AÇUCAR, O PÓ, EXTRATO DE CACAU, SEJA O QUE FOR) também tem calorias, na mesma porçao, mais que o açucar, como 25gr de nescau normal por ex possuem 14gr desse pó e 11 de açucares, e 25gr de nescau light possuem cerca de 24,2gr desse pó e apenas 0,8 de "açucares" (edulcorantes), e esse pó é mais calorico que açucar em sí, está aí a razão disso ocorrer
    E a razão pela qual se precisa menos nescau light para a mesma quantia de leite do que o normal é o fato de edulcorantes, em quantias iguais, serem centenas de vezes mais doces que açucares, sendo necessário muito menos deles para adoçar igualmente

    ResponderExcluir
  2. Bom, infelizmente quem colocou o comentário acima não se identificou, mas parece que é alguem da área de alimentos.
    Mas ele me explicou o porque do pó de Nescau Light tem menos calorias. Porque utiliza outros tipo de açucares. A questão que eu coloquei é que ele tem somente 6,6% (1 KJ/g) de calorias a menos, e não 30%.

    Para se obter 30% tem que usar menos desse pó light do que o pó normal. Ele fala que o açucar utilizado no light é muito MAIS doce do que o açúcar utilizado no Nescau normal. Só que esse "MAIS" é subjetivo, pelo menos pro consumidor comum.

    Falo pelo menos porque sei que degustadores treinados podem reconhecer padrões de gosto. Talvez e empresa até tenha esse padrão de gosto reconhecido e conclua que seja preciso menos pó do nescau light para ter o mesmo efeito. Mas isso não está escrito em nenhum lugar de forma clara, e a colherada que o consumidor coloca no leite em casa é a mesma!

    Eu não acharia errado se na embalagem estivesse escrito: "Utilize metade da porção e tenha um achocolatado com 30% menos calorias". Mas não está!

    ResponderExcluir
  3. Tem muita gente falando nisso mesmo !

    http://www.tabeladecalorias.net/

    ResponderExcluir