Pensamentos


sexta-feira, 10 de março de 2017

Livro: Ciência Picareta

Link para Amazon.com.br

Este é um livro que deveria ser obrigatório nas escolas. Ele é um tipo de guia avançado contra fraudes que usam a ciência como álibi!!

Já é recorrente nesse blog eu comentar sobre o quanto se deseja a credibilidade que a ciência tem. Nesse sentido não é incomum vermos notícias na mídia que remetem a pesquisas científicas que comprovam um ponto de vista ou uma notícia qualquer. Pra mim o alerta se dá quando a frase começa com "cientistas descobriram que...." Não é raro essa frase ser seguida de alguma conclusão absurda e que de científico não tem nada! A frase só é usada para dar pegar emprestado a credibilidade que a Ciência tem.

Muitas vezes é fácil perceber a manobra e fica fácil desmascarar a notícia como balela sem sentido. Mas e quando são citados artigos científicos publicados em revistas especializadas? Isso certamente da uma credibilidade bem maior, correto?

É nesse ponto que esse livro se torna necessário. Ele demonstra que nem sempre o fato de existir um artigo publicado quer dizer que existe boa ciência nele. Muitas vezes o formato é correto mas o conteúdo é todo errado. Se você ler o artigo vai ver o quanto de erros ele tem. E esse livro é um guia que ensina onde olhar para verificar se os artigos científicos foram bem feitos ou se são somente "picaretagem"!!

E olha que isso existe mesmo! Esse livro foi escrito na Inglaterra e muitos exemplos são de lá. Mas aqui no Brasil todo dia você é bombardeado pela mídia com as mesmas conclusões esdrúxulas baseando-se em trabalhos científicos de nível duvidoso.

Agora esse livro eu considero avançado na forma de análise! Coisas muito fáceis de identificar como pseudociência nem são muito detalhadas no livro, como no caso da homeopatia. O livro até tem um capítulo a respeito mas nem se dá ao trabalho de entrar muito no detalhe, porque realmente não precisa. A homeopatia é recheada de premissas impossíveis de se acreditar que nem precisa muito para se "vacinar" contra. 

O que não é fácil de identificar é onde estão os erros dos nutricionistas ou da indústria farmacêutica que quer produzir remédios patenteados. Nesses casos a linguagem toda é científica e não é acessível ao cidadão médio entender onde estão os buracos das conclusões. Para identificar você tem que ler mesmo os artigos completos, é uma espécie de investigação! E isso não é simples e nem é para todo mundo. 

Esse livro vai a fundo é nesses casos difíceis mesmo. Detalhando quais são os principais erros de randomização das amostras, uso incorreto da estatísticas com correlações que não existem, comparações de remédios com placebos, sendo que o correto seria comparar com outros remédios já existentes. Enfim, entra no detalhe mesmo!!! 

E por isso eu acho que deveria ser obrigatório nas escolas. Se tivessem mais pessoas na população sabendo onde estão os problemas dessas pesquisas científicas que concluem as mais diversas notícias do dia a dia, certamente a população estaria mais armada contra esse monte de bobagens que nos empurram. Ficariam mais seguros contra a picaretagem usando a credibilidade da ciência. 

Enfim, leia primeiro O Mundo Assombrado pelos Demônios de Carl Sagan. Depois leia esse que é um aprofundamento nível hard no assunto!!!!

Um comentário:

  1. Oi,
    Boa tarde
    Tudo bem?
    Você tem interesse em vender o domínio exatamente.com.br?

    ResponderExcluir