Pensamentos


domingo, 6 de maio de 2012

O Dilúvio e os Fósseis

Me passaram um link sobre uma aula de história chamada "A Origem dos Fósseis" de uma Escola Adventista de Várzea Grande - MT. Na primeira vez que vi me pareceu fake, mas não é, está publicado no próprio site dela. Para se ter uma ideia do que está sendo ensinado lá, segue somente uma foto do quadro que achei emblemática. Tem outras fotos e detalhes dessa aula no link.

Pela aula eles simularam a formação de um fóssil utilizando argila. É algo válido para se entender o básico como as impressões na rocha foram feitas. O problema é utilizar essa aula para confirmar a existência no dilúvio!!!

É sempre aquele mesmo discurso. Religiosos tentando utilizar conceitos científicos para "provar" que suas crenças estão certas. É como se todas as religiões precisassem dessa confirmação científica para poderem existir em paz. Esse esforço todo que é incoerente e traz a desinformação para a sociedade!!

Nada contra em ensinar conceitos religiosos para quem se matriculou numa escola adventista, católica, ou de qualquer outra religião. É o que se espera de uma escola religiosa. Todas elas tem aulas de ensino religioso! E é nessa aula que deveriam ser ensinados esses conceitos.

Agora aulas de história, química, física, matemática, etc... são baseadas em ciência, e nunca deveriam dividir o mesmo quadro com conceitos religiosos como a foto acima. O objetivo principal de uma escola é passar o conhecimento científico reconhecido. Se além disso as escolas religiosas também querem passar conceitos religiosos, acho normal, mas isso tem que ser bem separado. Mas o que está parecendo é que as escolas agora estão tentando "cientificar" a religião, e para isso usam dados científicos e distorcem para encaixar na teoria deles.

Tem até um vídeo de produção adventista sobre criacionismo que desafia a lógica!!! Parece que não foi só eu que achou estranho, olha como estava a contagem do vídeo hoje.

Enfim, o vídeo abaixo é feito por um paleontólogo da USP que também viu esse link e explica com muito mais detalhes como os fósseis são feitos. O vídeo é bem interessante e mostra exemplos de fósseis encontrados no nosso território!!!

Mas antes eu queria fazer duas observações:
1 - Ele faz menção a um vídeo dessa aula da escola adventista que eu não encontrei, portanto não posso compartilhar do comentário dele de que o professor estava mesmo ensinando como fazer fósseis com argila. (Quero acreditar que ele estava somente representando como são feitas as impressões na rocha.)

2  - O vídeo dá a entender que ele se posiciona contra qualquer tipo de ensinamento religioso. Eu já acho isso aceitável. É praticamente impossível criar os seus filhos com conceitos diferentes do que você acredita. Então é natural que pais adventistas coloquem seus filhos em escolas adventistas e tenham ensinamentos religiosos compatíveis com a sua religião. O que acho muito ruim, e já comentei no início do post, é quando uma entidade religiosa tenta comprovar seus conceitos usando a a ciência.
Em resumo acho totalmente aceitável a seguinte frase: "Sou um religioso e acredito no criacionismo."
Já acho totalmente inaceitável o complemento: "E cada vez mais a ciência está comprovando a veracidade do criacionismo em detrimento do evolucionismo."


A melhor  frase foi: "Não entendo como é que fóssil de peixe se formaria no Dilúvio!"

3 comentários:

  1. Me desculpe amigo, mas. o vídeo não conseguiu provar que o "professor" como o rapaz do vídeo disse está errado.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Não entendi. O vídeo explica como os fósseis realmente são formados! São necessários dezenas de milhares de anos e é impossível que tenham se formado no tempo descrito na Bíblia.

    ResponderExcluir