Pensamentos


sábado, 8 de dezembro de 2012

Como o Extra conseguiu me fazer desistir de uma compra praticamente já feita...



Estava vindo de um almoço com a minha família hoje e decidimos para no Extra para comprar alguns refrigerantes e cervejas. Como estava muito quente e a compra era rápida pedi para minha esposa  ficar no carro com as crianças enquanto eu sozinho e fazia as compras, dessa forma  seria mais rápido.
Depois que os refrigerantes já estavam no carrinho e estou indo em direção ao caixa, passo por uma pilha de ventiladores e lembrei que estava precisando de um para a sala e decidi comprar. 

Ele estava custando R$ 127,00.

Coloquei no carrinho e me dirigi ao caixa. Quando estava faltando somente uma pessoa para ser a minha vez, me aparece um funcionário do Extra:
- Sr. para comprar esse ventilador o Sr. pode passar no caixa dos eletrônicos. Inclusive podemos te  dar algum desconto.
- Não precisa não, estou com pressa e tenho mais coisa para passar - respondi com calma, mas ele insistiu
- Nós podemos passar seus outros itens no mesmo caixa e as condições lá são melhores.

Pensei um pouco, achei que poderia ser mais rápido, e aceitei....maldita escolha!!!

O rapaz me tirou da fila e levou até o setor dos eletrônicos, num micro perto da pilha de ventiladores da onde tirei o meu. Aí ele começou:
- Nome completo?....RG?....CPF?...CEP.... Complemento?....
A cada resposta a paciência reduzia exponencialmente....

Aí ele manda imprimir uma folha e um outro local e pede para seguí-lo. Ao chegar no local ele  meio que me mostra a folha sem muita convicção e diz:
- Aqui a gente conseguiu fazer uma condição melhor, o Sr vai ter dois anos de garantia nesse aparelho. Tudo bem?
- Mas quanto vai ficar? - Perguntei desconfiado porque sei que esse tipo de garantia estendida não é de graça.
- R$ 127,00 
- Mas esse é o mesmo preço que eu iria pagar quando estava na fila do caixa! Qual a diferença?
- Os dois anos de garantia, só aqui no setor podemos lhe oferecer isso, no caixa o Sr. teria só um ano de praxe.
...
(E minha família no carro esperando)
...
- Deixa eu ver essa folha que você imprimiu - pedi para tentar entender o que estava acontecendo, porque claramente tinha uma jogada aí que eu não estava entendendo e nem ele parecia muito aplicado em me explicar.

Na folha ficava claro que ele tinha me dado um desconto no ventilador e estava me vendendo um serviço de garantia estendida  por R$ 18,00. Na hora falei pra ele que não estava interessado porque esse valor era praticamente 20% do preço com desconto que estava descrito.
- Mas Sr., se não tiver a garantia estendida nós não podemos lhe dar o desconto. O ventilador terá o mesmo preço de R$ 127,00

Ou seja, eles me encurralaram!! 
Eu já tinha saído da fila, não teria desconto nenhum, e ainda teria que aceitar pagar esse serviços se eu quisesse que ele finalizasse a compra, senão teria que voltar para o caixa e pegar outra fila de novo.
Aceitei, lógico, e ele começou a olhar para os lados....
- Amigo, estou com pressa, poderia finalizar então a compra. - falei  já com o tom de "já que fui enganado me deixa ir embora logo."
- É que estou procurando a moça que libera esse caixa, eu não estou vendo ela aqui. 
E o tal rapaz saiu pra procurar essa moça
...
Levou 4 minutos e 52 segundo para ele chegar com uma moça do lado.
...

Ao mostrar o ventilador para essa moça o rapaz disse para ela passar também os meus refrigerantes, já que eram só 4 e um pack de cerveja.
- Ah, mas esses itens não passam aqui... só eletrônicos. - Disse ela em tom de lamentação
- Mas já vi passarem compras assim aqui - disse o rapaz já preocupado com a promessa que ele me fez e que não ia conseguir cumprir

Quando ei vi que começou um stress entre os dois pelo pode ou não pode eu já desisti. Falei pra eles ficarem com o ventilador que eu não queria mais. Sério, maldita hora que desviei do objetivo: "Comprar refrigerante e cerveja."

Voltei pra fila do caixa, esperei novamente a minha vez. Vai parecer que eu estou exagerando mas a Sra. que estava na minha frente teve algum problema que precisou de 4 funcionários e mais alguns milhares de minutos para resolver.

Resumo: O Extra conseguiu impedir uma venda de um ventilador que estava dentro do carrinho na fila do caixa!!!

Agora, porque isso acontece?

Isso é devido a falta de planejamento dos incentivos dados aos empregados. Não é incomum nas empresas existirem incentivos conflitantes entre as áreas que acabam atrapalhando o objetivo principal da organização como um todo. Acaba tendo gente jogando contra dentro da própria organização.

O Objetivo do Extra é vender produtos. O objetivo daquele funcionário que me tirou da fila era vender a garantia estendida. Obviamente o Extra também ganha com a venda da garantia, mas os interesses dos empregados em nos empurrarem essa garantia é tanta que fica evidente que eles possuem alguma meta ou incentivos financeiros nessa venda que acabam indo contra ao objetivo principal da organização.

Nesse caso mesmo, ele me tirou do caixa porque senão não me venderia o serviço!!! No final o processo foi tão complicado e confuso que eu nem comprei o produto de raiva.

Mas essa prática é meio comum, pelo menos por aqui em São Paulo. Há aproximadamente um mês atrás quando fui comprar um microondas no Ponto Frio, o vendedor veio oferecer  a mesma coisa, garantia estendida de 2 anos ao mesmo preço. Eu recusei, disse que não queria a garantia estendida  e ele não me deu o desconto. E ainda veio com o argumento: 
- Sr. se o senhor aceitar a garantia estendida o preço será o mesmo e vai nos ajudar a atingir a nossa meta de venda desse serviço. Já se o Sr. não aceitar o dinheiro irá todo para o Ponto Frio e só.

Não adiantou. Não aceitei...Acho muita sacanagem ele só me dar desconto nessas condições. Será que o Ponto Frio, o Extra tem esse política mesmo? Ou os vendedores poderiam me dar desconto se quisessem, e não dão para empurrar a garantia? 

Esse processo me faz sentir muito vítima de venda casada. E isso já é mais um ponto  contra...

Detalhe: Duas horas depois do ocorrido eu comprei o mesmo ventilador resgatando pontos do cartão de crédito. Fiz tudo por internet e não precisei falar nem olhar para a cara de ninguém!!! Maravilha!!

6 comentários:

  1. Sim, eles podem dar o desconto sem te vender a garantia, mas como a planilha de remuneração é atrelada com venda líquida a e serviços logo eles preferem perder o valor do desconto na venda líquida e ganhar o serviço [garantia extendida].

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se for venda liquida era só ele deixar eu ir pro caixa, já que o preço que eu pagaria seria o mesmo.....

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Já aconteceu coisa parecida comigo no Extra 2 vezes. Acabei comprando os produtos assim mesmo, o primeiro até comprei porque era a única loja aberta no horário, e não tive como fugir, da segunda vez, me venceram pelo cansaço. Resumo: o primeiro produto, recentemente precisei da tal garantia, e... nada! Tudo fora da tal "cobertura" ou sei lá como chamam. Ao ler o contrato todo, deduzi que o seguro só cobre defeitos causados por ataques de alienígenas ou almas penadas, porque todo o resto "tá fora". Me confesso burra por aceitar essa palhaçada, mas decidida: nunca mais comprar no Extra.

    ResponderExcluir
  4. Já aconteceu coisa parecida comigo no Extra 2 vezes. Acabei comprando os produtos assim mesmo, o primeiro até comprei porque era a única loja aberta no horário, e não tive como fugir, da segunda vez, me venceram pelo cansaço. Resumo: o primeiro produto, recentemente precisei da tal garantia, e... nada! Tudo fora da tal "cobertura" ou sei lá como chamam. Ao ler o contrato todo, deduzi que o seguro só cobre defeitos causados por ataques de alienígenas ou almas penadas, porque todo o resto "tá fora". Me confesso burra por aceitar essa palhaçada, mas decidida: nunca mais comprar no Extra.

    ResponderExcluir
  5. Já aconteceu coisa parecida comigo no Extra 2 vezes. Acabei comprando os produtos assim mesmo, o primeiro até comprei porque era a única loja acerta no horário, e não tive como fugir, da segunda vez, me venceram pelo cansaço. Resumo: o primeiro produto, recentemente precisei da tal garantia, e... nada! Tudo fora da tal "cobertura" ou sei lá como chamam. Ao ler o contrato todo, deduzi que o seguro só cobre defeitos causados por ataques de alienígenas ou almas penadas, porque todo o resto "tá fora". Me confesso burra por aceitar essa palhaçada, mas decidida: nunca mais comprar no Extra.

    ResponderExcluir