Pensamentos


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Fim do Mundo em 2012: De que vale tanta informação criada?

Quanto será que estes livros vão valer no dia 22/12/12?


Essa é uma pequena amostra, mas digite "2012" na Amazon ou na Saraiva e você vai ver quantos livros existem sobre o tema. Em tese eles deveriam ser vendidos até o dia 21/12/12, certo?

Essa é mais uma prova atual de que a quantidade de informação não é sinônimo de veracidade. No entanto várias pessoas utilizam desse argumento para tentar convencer outros e até a si mesmos de certas idéias. Afinal se tanta gente também concorda, se existem tantos livros, se foram feitos tantos documentários, a ideia só pode estar  correta.

A própria história já mostra que populações inteiras já defenderam ideias e teorias erradas. Para se ter ideia do quão fácil isso pode acontecer, Hitler já chegou a ter 92% de aprovação pelos alemães na época do nazismo. E a ciência já defendeu a teoria geocentrismo por muitos anos no passado.

Mas ao contrário da lógica comentada inicialmente, a quantidade de publicações e defensores de teorias erradas não impediram o desenvolvimento de novas, e corretas, teorias científicas. Em ciência nada resiste aos fatos, não importa se o mundo inteiro acredita que o Sol é que gira ao redor da Terra, isso não vai mudar a realidade dos fatos.

Mas em áreas distantes do método científico, essa lógica realmente é comum. Ainda hoje existe muita gente acreditando em ideias e teorias sem base em fatos, como o Fim do Mundo, o Apocalipse, magia, cartas, etc... 

E já viram qual a área destinada para estes livros nas livrarias? Compare com a área destinada a assuntos científicos....

Novamente pra fechar: Quantidade não é sinônimo de veracidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário