Pensamentos


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sete Equações que Dominam o Mundo

A New Scientist publicou um artigo sobre as equações que são essenciais ao mundo como o conhecemos. Elas estão na foto abaixo. Quantas você já conhecia?


Transformada de Fourier
Joseph Fourier publicou seu estudo sobre a transferência de calor entre um corpo e seu meio aplicando um método que resultaria nessa equação. Com o tempo foram percebendo que essa equação serve para muito mais, atualmente é utilizada em remoção de ruídos sonoros, achando a estrutura de DNA utilizando raios-X entre outros. Mas o principal, de longe, é a compressão de imagens digitais JPEG que utiliza essa equação como base.

Equação da Onda
Um estudo de Johan Bernoulli dos harmônicos emitidos pelo violino deu início a essa ciência  das ondas. Esta equação foi finalmente obtida por Jean le Rond D'Alembert. Qualquer som pode ser explicado através dessa equação. Através dela é possível detectar e medir a magnitude de terremotos. Nem vou falar de aparelhos eletrônicos de música porque as equações de Maxwell's vão completar.

Equações de Maxwell
Em 1830 Michael Faraday estabeleceu a física do eletromagnetismo. Trinta anos depois, James Clerk Maxwell embasou a teoria matematicamente. O resultado foram essas quatro equações que são a base para qualquer tipo de onda eletromagnética. Isso inclui desse o rádio FM até o fones bluetooth modernos. Das equações acima considero estas 4 as que mais impactaram no desenvolvimento da nossa tecnologia.

Equação de Schrodinger
Essa equação é abase da mecânica quântica. Essa matéria não é tão conhecida fora dos cursos de física e química avançada, mas é a base de toda a estrutura da matéria. Ela explica como ocorrem as interações entre os elétrons e o núcleos dos átomos. As aplicações práticas atuais são imensas, incluindo equipamentos a laser como os players de CDs, DVDs e Blue Rays.

Quem tiver interessado em ler o artigo completo, em português-BR, de Ian Stewart da New Scientist pode baixar aqui.

5 comentários:

  1. Acabo de ler uma matéria na Veja sobre neurociência, onde diz que Maxwell não soube explicar como chegou às equações. Vc sabia disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAIUSHAIUHSIAUHSIUA Veja, não pera VEJA!? Procure uma revista científica que fala a mesma coisa, ai dá pra discutir sobre esse assunto.

      Excluir
  2. Não sabia não! Mas estranho, eles acham que elas vieram daonde?
    Esta na revista dessa semana?

    ResponderExcluir
  3. Pessoal do Blog "1930 Michael Faraday", tá de sacanagem, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz que rateada! Valeu pelo toque, já está corrigido.

      Excluir