Pensamentos


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

11/11/11 - A Falácia da Numerologia

 
Amanhã é o dia 11/11/11. Tem matéria para todo lado falando de numerologia, esoterismo, que é uma data especial e etc. Já vi inclusive comentários dizendo que é uma data que so vai se repetir daqui a 100 anos, e por isso ela é especial.
 
Então senta que lá vem história!
 
Em primeiro lugar vou lembrar que na verdade nenhuma data se repete nunca! Como nós temos o costume de expressar datas com dois dígitos no ano, acaba que essa expressão também será usada em 2111, 2211, e assim por diante. Mas a data mesmo é 11/11/2011, e essa nunca vai se repetir mesmo, como qualquer outra data.
 
A Astronomia possibilitou o ser humano a entender a real localização do nosso planeta no Sistema Solar. A partir daí foi possível medir os anos mais corretamente. E assim foi percebido que o nosso anos tem 365 dias e 6 horas e por isso foi até criado um dia a mais a cada 4 anos para corrigir essa posição.
 
Agora as datas numéricas são totalmente arbitrárias. São necessárias para organizar a nossa sociedade mas são definidas a partir de um ponto que alguém escolheu. Inclusive já teve Imperadores romanos que criaram até os meses de Julho e Agosto e alteraram calendário completamente. Por isso o mês Setembro, que era o 7º mês acabou sendo o 9º, o Outubro o 10º, o Novembro o 11º e o Dezembro o 12º.
 
Ou seja, se não fossem esses romanos nem existiria o mês 11! E depois de todo esse acaso ainda tem esotérico e numerólogo vendo significado nisso e fazendo previsão! Francamente!
 
Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário