quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Livro: De Primatas a Astronautas

Leonard Mlodinow novamente encanta com esse livro sobre a história da ciência. Você já deve ter visto e lido vários livros sobre esse assunto. Eu pelo menos já li bastante. Sempre tem um livro intitulado "A história da ciência" na livraria. Porque esse é diferente?

Primeiro porque Leonard Mlodinow já dá um peso maior para o título. Ele tem uma forma muito boa de divulgar ciência e consegue fazer uma boa relação entre o que foi "descoberto" e o que foi "inventado" pelos cientistas.

Depois a forma que ele escolheu para contar essa história, separando em 3 partes: O início das ciências com os pensadores gregos; o desenvolvimento acelerado de diversas áreas entre os séculos XVII e XIX, e a atomística no Século XX. Esse livro pode ser o Básico I sobre história da ciência para quem estiver interessado no assunto.

Obviamente não é possível para nenhum livro percorrer todas as áreas da ciência. Mas o que percebi neste é que o autor tenta mostrar que o desenvolvimento da ciência não é uma ato isolado de algumas pessoas. Necessita de um ambiente favorável, troca de conhecimento entre as pessoas, uma boa dose de determinação e trabalho árduo e ainda, em alguns casos, um pouco de sorte. Por isso se ateve mais a exemplos mais famosos que representavam bem estes aspectos, e o leitor já terá uma ideia de como esse desenvolvimento acontece.

Estava faltando uma pessoa que divulgasse ciência com essa qualidade no mercado editorial. Tomara que ele continue sendo constante nas suas publicações.


Link da Saraiva: Livro - eBook