quarta-feira, 17 de junho de 2015

A Lua me ajudando com a Insônia

Noite de insônia.

Uma das coisas que faço para passar o tempo quando tenho insônia é ir para a varanda do meu apartamento e ficar olhando a cidade tomando uma dose de whisky.

Hoje estava num dessas noites insones e fui seguir o ritual. Era aproximadamente 1:00 da manhã. 

Após alguns minutos eu percebi a Lua nascendo no leste. Quase cheia. Imponente. Perfeita!

Como estava com o copo cheio ainda, deu tempo de lembrar que na noite anterior a Lua já estava no céu antes desse horário.

Óbvio - pensei. Ela está girando ao redor da Terra. Então ela vai realmente mudar de lugar significativamente entre um dia e outro.

Essa minha resposta mental automaticamente induziu a duas outras questões:
- Para que lado a Lua gira ao redor da Terra;
- Quanto tempo demora para a Lua dar a volta no Planeta?

Resposta fácil dando uma olhada no Google, mas será que não dava para concluir isso só com a observação?

Bom, vamos tentar...

Considerando que sabemos que a Terra gira no sentido Leste, se a Lua girasse no sentido oposto nós veríamos a Lua cada dia mais para o Oeste. E o que vemos é o contrário. Cada dia a Lua está mais para Leste no mesmo horário. É fácil de ver isso ao perceber que a Lua demora sempre um pouco mais para nascer. Sendo assim temos que concluir que ela gira ao redor da Terra no mesmo sentido.

Quanto ao tempo para dar a volta na Terra, provavelmente conhecendo o atraso diário da Lua para despontar no horizonte podemos calcular quantos dias demoraria para ela nascer no mesmo horário. Isso representaria uma volta completa, correto. Bom... hoje ela nasceu as 01:36 e ontem ela nasceu em torno de 00:35. Mais ou menos uma hora de atraso. Portanto a volta na Terra deve demorar em torno de 24 dias.

Agora que já fiz o cálculo mental vamos ao Google conferir... Achei uma excelente explicação rápida nesse link: http://professorcanto.com.br/boletins_cn/038.pdf

Resposta: A Lua realmente gira no mesmo sentido da terra e completa a volta em 27,3 dias.

Errei só em 13%, o que é excelente já que foi baseado em somente dois dias de observação e regado a whisky numa noite de insônia!