Pensamentos


segunda-feira, 22 de junho de 2015

Livro: Pense como um Freak

Este não é um livro que se propõe como uma divulgação cientifica. No entanto ele apresenta alguns questionamentos que fazem parte de uma forma de pensar que eu considero bastante importante. É a forma de pensamento cético que na minha opinião deveria ser necessária como padrão na nossa sociedade.

As opiniões e conclusões dos autores não podem ser consideradas como verdades absolutas, isso iria de encontro ao que eles mesmo estão propondo. Mas a maior contribuição dese livro é deixar claro que existem outras perguntas a serem feitas sobre um mesmo problema que podem levar a respostas diferentes.

Para isso o leitor é desafiado a pensar de uma maneira cética sobre vários assuntos que já são convencionalmente aceitos como verdades absolutas na sociedade. Os autores apresentam vários casos onde uma análise simples de dados não dão sustentação a essas "verdades". Por exemplo: Os vinhos mais caros são sempre melhores? ou A propaganda em massa na TV ajuda a vender produtos de uma determinada marca?

Outro ponto que marca esse livro é como o pensamento econômico pode ajudar a solucionar problemas. Ao mesmo tempo que ignorar esse tipo de pensamento pode levar a decisões muito erradas. Outro exemplo: Se quiser acabar com infestação de cobras em uma cidade vale a pena instituir uma recompensa para cada cobra morta?

Essas são algumas perguntas para ir pensando, mas existem muitas outras. Lendo o livro você vai entender como utilizar os fatos para encontrar as respostas corretas. E vai poder guardar esse conhecimento para poder aplicá-lo em qualquer outra área. 

Vale a recomendação. 
Autores: Steven Levitt e Stephen Dubner


Seguem alguns links se tiverem interessados:
Livraria Saraiva: Livro - eBook
Submarino: Livro 
Livraria Cultura: Livro - eBook

Nenhum comentário:

Postar um comentário