Pensamentos


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Cometa Ison desintegrado...Não foi dessa vez!!

O "Cometa do Século", que tinha possibilidade de ficar mais brilhante do que a Lua e poderia ser visto até de dia....não resistiu a proximidade do Sol e se desintegrou. Com isso foi também a esperança de compensar o fiasco do Cometa Haley. No final foi só mais outro que não deu pra ver.

Obviamente existem diversas fotos do Ison por aí, mas foram tiradas com lunetas. Se o tal cometa seria tão brilhante eu queria ver no formato "roots", do jeito que nossos ancestrais teriam visto, a olho nu.

Mas não foi dessa vez. E olha que eu acordei cedo várias vezes para tentar ver alguma coisa. Só que moro em São Paulo, e aqui deve ser o pior lugar do planeta para se observar o céu noturno. Se não é pela iluminação é pela fumaça, e também pelas nuvens espessas que ficaram a semana toda.

Para ter uma ideia de como aqui em São Paulo é ruim de observar o céu, quando aparece uma Lua Cheia que seja visível todo mundo tira foto e põe no Facebook.

Segue um vídeo da NASA mostrando como foi o encontro do Ison com o Sol. Dá até para ver um pouco do rastro que sobrou!!!





Atualização 02/12/2013 - Parece que uma parte dele passou...a NASA publicou outro video mais completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário