Pensamentos


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Livro: Não Acredite em Tudo o que Você Pensa



Acabei de ler esse livro essa semana! Na minha opinião ele é um grande resumo de como pensa um cético. Eu já tenho lido diversos autores que divulam a ciência e o pensamento crítico como Carl Sagan e Richard Dawkins. E geralmente os livros desses autores focam em um assunto e se aprofundam bastante.

No caso desse livro, foram abordados praticamente todos os assuntos que não foram comprovados científicamente mas têm um grande números de seguidores. Pseudociências, hipnose, crendices, previsões, homeopatia e etc... Não consegui lembrar de nenhum assunto que ele não tenha tratado. E tudo isso de uma forma bastante fluida e rápida.

O autor vai passando por várias areas do conhecimento pseudocientífico e desmistificando todas elas. No final a concluimos que podemos nos enganar facilmente, e isso não é errado. Faz parte da condição humana. O que podemos fazer é racionalizar esse processo e tentar nos enganarmos o menos possível.

Em se tratando de pensamento crítico, esse livro poderia ser o primeiro a ser lido, pra dar a base para o tema. Depois se o leitor gostasse poderia procurar livros específicos mais detalhados.

Enquanto lia eu fui me lembrando de várias conversas que tive com meus amigos a respeitos desses assuntos. Parecia que o autor estava na mesa do lado anotando tudo.

P.S.:
Só achei mancada estar na categoria "Auto Ajuda" na Saraiva! O livro não tem nada disso! Está mais para divulgação científica!

Um comentário: