Pensamentos


terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Tratamento Promissor para Câncer do Pâncreas


Esta é realmente uma notícia muito boa para um início de ano. Acabei de ler na BBC Brasil que uma equipe médica da Grã Bretanha conseguiu desenvolver um método que consegue eliminar células cancerosas do pâncreas em somente seis dias. Essa foto representa a redução das células cancerosas (em verde) após esse período do tratamento.

Quando a notícia é muito boa dá até para desconfiar, concordo. Mas essa pesquisa já foi publicada no periódico científico norte americano chamado Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America - PNAS

O estudo publicado foram dos testes realizados em camundongos. Não se sabe ainda quando poderão iniciar os testes em humanos e isso nem foi cogitado ainda em nenhuma fonte que procurei. 

Mas vamos ficar no aguardo e acompanhando. Esse é o primeiro artigo sobre isso. Faz parte do método científico ter outras equipes tentando reproduzir os resultados, e tomara que isso aconteça em breve. Além disso, não são raros exemplos de uma pesquisa muito promissora que quando vai ser testada em humanos não tem a mesma eficácia. Por isso considero que é um tratamento promissor, que pode até direcionar várias outras pesquisas para este tipo de tratamento deoutros tipos de câncer. 

Mas espero que os cientistas envolvidos consigam rapidamente passar do nível de tratamento promissor para o de tratamento eficaz!!!

P.S.: Ainda bem que lá na Grã Bretanha o pessoal não sai invadindo centro de pesquisa e libertando ratos e camundongos

Nenhum comentário:

Postar um comentário