Pensamentos


sábado, 9 de março de 2013

A Importância do Ceticismo na Ciência: por Joe Schwarcz

Tenho lido que o Prof. Joe Schwarcz está sendo comparado a Carl Sagan da Química. Ele desmistifica vários tópicos sobre química para a população em geral. E das ciências naturais, a química é a que mais carrega preconceitos no seu nome. E esta apresentação mostras alguns desses casos.


Segue a transcrição de alguns pontos que achei mais importantes:

"As pessoas se esforçam muito para comprar produtos "livre de química", o que é a mais absurdas das expressões. Se você comprar algo livre de química, está comprando vácuo." 

"Uma solução de 4% de ácido acético é considerado um produto químico perigoso. Agora se vocÊ pega essa mesma solução e coloca em um frasco de vinagre ele "se transforma" num limpador de cozinha ambientalmente correto!!

"O fato de um produto ser sintético ou natural não altera o efeito que ele causa ao nosso corpo."

"É possível deixar qualquer informação parecendo perigosa. Por exemplo, ao morder uma mação você sabia que sente o gosto de mais de 300 compostos químicos? Entre eles está a acetona e o formaldeído!!"

"Números são importantes. Não existem substâncias seguras, só maneiras seguras de se utilizar substâncias! A dose define o veneno."

"Hoje é praticamente possível provar qualquer teoria que você queira, simplesmente escolhendo os dados científicos que você irá considerar na análise. Mas em ciência deve-se considerar todos os dados, e só então chegar a conclusões."

"Precisamos ensinar ciências nas ecolas para que as crianças sejam letradas em ciência, da mesma forma que devem ser letradas em qualquer outra área."

Nenhum comentário:

Postar um comentário