Pensamentos


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Luz e Ondas: Experiência da Dupla Fenda Reproduzida em um Lago

Já conversamos aqui a respeito da característica esquizofrênica da luz. Existem experimentos que comprovam a característica dela ser composta por partículas, mas também experimentos que demonstram que ela também se comporta como uma onda. (Texto do Carl Sagan)

O experimento mais conhecido da característica ondulatória da luz é o da Dupla Fenda. Fazer a luz passar por duas fendas paralelas faz ela criar um padrão de interferência, típico de ondas, logo em seguida, ao refletir em um anteparo.

O Caranal Veritasium no youtube levou essa experiência para um parque e mostrou para várias pessoas, fazendo-as questionar a respeito. O mais interessante é uma reprodução da experiência da Dupla Fenda feita em um lago, ao se produzir duas ondas ao mesmo tempo e identificando os pontos de interferência, da mesma forma que acontece com a luz.



Um comentário:

  1. É o mais incrível e os mais útil experimento que já possa ter sido feito, demonstrando que a realidade observada é muito diferente da realidade sem o observador, o que faz você refletir se "por acaso nós existimos ou somos apenas o resultado da observação de um observador maior do tipo CONSCIÊNCIA UNIVERSAL? ".

    ResponderExcluir