Pensamentos


sábado, 17 de maio de 2014

Opinião sobre a Copa do Mundo no Brasil

Para mim a Copa do Mundo sempre foi especial. Sempre dei mais valor do que aos campeonatos de clubes, porque nesses só ganham os que possuem mais dinheiro, e a disputa no final é sobre quem teve a melhor gestão administrativa do time. Na Copa esse fator dinheiro desaparece, porque as seleções são formadas com os melhores do seu país, e aí não importa o recurso financeiro, quem tem mais gente com talento e consegue montar um melhor futebol é que ganha!!! É uma espécie de "Jogos Vorazes" sem a matança!!! 

A Copa do Mundo no Brasil é um evento que todo admirador de futebol espera há anos. E um evento único de uma vida. A chance de ter outra aqui é muito remota nos próximos 60 anos. Agora todo esse evento está ameaçado por um clima de guerra com manifestações no Brasil inteiro contra a Copa. E isso porque o nosso governo não foi  hábil para ajustar as expectativas da população. 

Primeiro por dizer que não iria haver dinheiro público envolvido. Pelo que vi na mídia essa semana a conta do dinheiro público já chegou a R$ 26 bilhões. Depois, mesmo que não exista correlação entre Copa do Mundo com Saúde, Educação e Segurança, a frustração foi imediata ao comparar os belos estádios com o resto dos nossos serviços públicos.



Fato é que estes serviços não melhorariam simplesmente porque iria ter uma Copa do Mundo no Brasil. Os benefícios diretos seriam somente as obras de infraestrutura e de mobilidade que seriam  necessárias. Só que nem essas conseguimos terminar!

Mas depois que vimos como os estádios saíram, fica evidente que é possível fazer um bom trabalho na saúde, segurança, no ensino público também. E temos que fervorosamente cobrar isso do nosso governo. Queremos padrão FIFA em tudo agora. E nem adianta mais a desculpa de que não é possível, porque se é para o futebol, também tem que ser para todo o resto.

Agora sair na rua dizendo que "Não vai ter Copa!" eu já acho demais. A Copa não tem  nada a ver com isso. O brasileiro adora futebol e agora vai ter a festa estragada por conta disso? Os torcedores que forem para os  jogos deverão se preparar para uma guerra ao invés de uma festa? Sempre festejamos esse evento quando eles eram feitos em outros países e aqui a gente vai estragar? 

Ainda espero que esse clima de tensão passe e que posamos curtir uma boa Copa no nosso país. Tomara que a torcida seja tão presente em campo, que façam uma festa tão bonita, que deixem os adversários começarem o jogo perdendo de 2x0!!! E deixe claro a todos que se a camisa amarela já é temida, dentro de casa ela é imbatível!!!




Mas e os serviços públicos?..... Em outubro tem eleições!!! O povo é quem vai escalar o time que deve tocar os projetos de melhoria geral da nossa sociedade. Quem vamos colocar no governo para fazer isso? A manifestação mais eficiente possível é o voto!!! 

Se a gente quer um governo padrão FIFA, tem que por gente do mesmo nível para nos representar lá!!!

2 comentários:

  1. Concordo com tudo isso aí. Nessa última quinta feira eu me senti um pouco triste com a população brasileira em geral, mas meio que entendo o povo também... quero dizer...

    Quando anunciaram a Copa do Mundo aqui uns 7 anos atrás, todo mundo sabia que a gente tinha outras prioridades. Todo mundo sabia que não era para gastar dinheiro com copa do mundo porque nosso país está com deficiência em todos os setores de importância para a população, mas bom, como sempre temos que pensar positivo, ficou aquela sensação de "Ah, ao menos isso vai fazer que nosso transporte fique melhor... vão arrumar os aeroportos, fazer mais estações de metrô nas grandes cidades, melhorar a mobilidade urbana como um todo, teremos estádios reformados nas cidades sede... até que não vai ser tão ruim."

    Só que aí foi chegando perto da Copa e a gente viu que tavam construindo estádio onde não precisava. E com o dinheiro público que diziam que não seria usado. Mas ainda assim, beleza. O pensamento acima ainda se mantém: ao menos vai arrumar algumas coisas de nossa vida para o futuro, pro que vai ficar após a Copa do Mundo para a população usar. O tal legado que tanto falam.

    E aí chegou há menos de um ano da Copa e nada ficou pronto. Nada, a não ser os estádios, ficará completo como foi previamente combinado. E francamente, o que não foi concluído agora, não vai ser nunca mais. Tem um aeroporto em Pernambuco que era para ser construído um novo terminal de passageiros mas não vai rolar. Para a copa vão fazer um puxadinho, estender umas lonas lá para receber os passageiros e ao fim da Copa volta tudo ao normal. Esse terminal novo que seria construído, jamais será. Assim como todas as outras coisas.

    Isso já era o suficiente para deixar a população se sentindo traída, mas a sensação acho que piora na hora que a gente lembra que durante toda a nossa vida, a gente se conformou com nossa saúde, segurança, educação e transportes debilitados porque sempre falaram que a gente não tinha dinheiro. Mas aí vem a Copa do Mundo e PIMBA, temos 26 bilhões de reais. Então, a gente PODIA SIM estar numa situação melhor, só não estamos porque nunca foi de interesse dos governantes.

    Isso tira uns 30% da minha felicidade com a Copa do Mundo, fácil fácil.

    Nesta quinta passada, quando notei que há menos de 30 dias da Copa do Mundo o que vemos no Brasil não é festa, não são ruas pintadas, não é empolgação... é só revolta e quebra quebra eu me senti meio triste. Nos outros anos de Copa a situação sempre foi bem diferente. O povo como um todo sempre adorou esta festa, e agora que está sendo na nossa casa, estão odiando. Na minha cabeça, só se explica devido a esta sensação dupla de traição que ficou escancarada.

    Tenho certeza que se a Copa esse ano fosse em outro país, nosso transporte continuaria uma merda. Nossa educação, segurança e saúde também. Porém, a gente continuaria acreditando que isso era porque a gente não tinha dinheiro, então "tudo bem", a gente se conformaria como sempre fizemos.

    Por fim, concordo com a não necessidade do movimento Não Vai Ter Copa. Isso era para ter sido feito lá atrás, quando a copa foi anunciada. Agora que o dinheiro já foi gasto, que já foi tudo feito, não adianta tentar estragar tudo. O melhor a fazer agora mesmo é engolir, tentar fazer os gringos se sentirem bem para gastar muito dinheiro aqui e, ao fim da Copa, mirar essa fúria toda onde tem que ser mirada: Nos nossos políticos. Cobrar os investimentos e, em outubro, escalar certo.

    Mas hey... estamos no Brasil... desencana de achar que isso vai melhorar um dia. Isso aqui não tem mais jeito. :)

    ResponderExcluir
  2. Não vivemos nos tempos do Brasil colonia ,vivemos numa democracia e se tudo esta uma merda é porque merecemos a merda q temos pois escolhemos os merdas q noa representam
    Precisamos ser maduros e crescer como cidadãos ,o Brasil não é dos corruptos,nem de Lula Dilma e nem de Portugal, cabe a nós mudarmos a merda ou simplesmente reclamar dela como bebês chorões colocando a culpa em alguém , A CULPA É NOSSA !!

    Cresçam e amadureçam bebzinhos revoltados !!

    ResponderExcluir