sábado, 17 de maio de 2014

Opinião sobre a Copa do Mundo no Brasil

Para mim a Copa do Mundo sempre foi especial. Sempre dei mais valor do que aos campeonatos de clubes, porque nesses só ganham os que possuem mais dinheiro, e a disputa no final é sobre quem teve a melhor gestão administrativa do time. Na Copa esse fator dinheiro desaparece, porque as seleções são formadas com os melhores do seu país, e aí não importa o recurso financeiro, quem tem mais gente com talento e consegue montar um melhor futebol é que ganha!!! É uma espécie de "Jogos Vorazes" sem a matança!!! 

A Copa do Mundo no Brasil é um evento que todo admirador de futebol espera há anos. E um evento único de uma vida. A chance de ter outra aqui é muito remota nos próximos 60 anos. Agora todo esse evento está ameaçado por um clima de guerra com manifestações no Brasil inteiro contra a Copa. E isso porque o nosso governo não foi  hábil para ajustar as expectativas da população. 

Primeiro por dizer que não iria haver dinheiro público envolvido. Pelo que vi na mídia essa semana a conta do dinheiro público já chegou a R$ 26 bilhões. Depois, mesmo que não exista correlação entre Copa do Mundo com Saúde, Educação e Segurança, a frustração foi imediata ao comparar os belos estádios com o resto dos nossos serviços públicos.



Fato é que estes serviços não melhorariam simplesmente porque iria ter uma Copa do Mundo no Brasil. Os benefícios diretos seriam somente as obras de infraestrutura e de mobilidade que seriam  necessárias. Só que nem essas conseguimos terminar!

Mas depois que vimos como os estádios saíram, fica evidente que é possível fazer um bom trabalho na saúde, segurança, no ensino público também. E temos que fervorosamente cobrar isso do nosso governo. Queremos padrão FIFA em tudo agora. E nem adianta mais a desculpa de que não é possível, porque se é para o futebol, também tem que ser para todo o resto.

Agora sair na rua dizendo que "Não vai ter Copa!" eu já acho demais. A Copa não tem  nada a ver com isso. O brasileiro adora futebol e agora vai ter a festa estragada por conta disso? Os torcedores que forem para os  jogos deverão se preparar para uma guerra ao invés de uma festa? Sempre festejamos esse evento quando eles eram feitos em outros países e aqui a gente vai estragar? 

Ainda espero que esse clima de tensão passe e que posamos curtir uma boa Copa no nosso país. Tomara que a torcida seja tão presente em campo, que façam uma festa tão bonita, que deixem os adversários começarem o jogo perdendo de 2x0!!! E deixe claro a todos que se a camisa amarela já é temida, dentro de casa ela é imbatível!!!




Mas e os serviços públicos?..... Em outubro tem eleições!!! O povo é quem vai escalar o time que deve tocar os projetos de melhoria geral da nossa sociedade. Quem vamos colocar no governo para fazer isso? A manifestação mais eficiente possível é o voto!!! 

Se a gente quer um governo padrão FIFA, tem que por gente do mesmo nível para nos representar lá!!!