Pensamentos


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Falhas de pensamento são comuns...


A Super Interessante publicou um artigo comentando as 6 Falhas mais comuns do Pensamento, onde demonstra alguns casos em que somos auto enganados pelo nosso modo de pensar. Não sei como eles concluem que são os mais comuns, mas de qualquer maneira estes são bem fáceis de identificar.

Segue a lista condensada. Se interessar leiam o artigo completo no site da Super Interessante.

1 - Pareidolia: Encontrar imagens em figuras disformes como a Virgem Maria em vidros de prédios, como na imagem deste post;

2 - Falácia do Jogador: Achar que eventos aleatórios são dependentes de outros eventos aleatórios anteriores. Como apostar no vermelho na roleta porque as últimas 4 vezes deram preto.

3 - Efeito Halo: Utilizar uma característica simples para definir uma pessoa. Está ligado ao preconceito que tanto a nossa sociedade tenta eliminar...

4 - Desconto Hiperbólico: O que é melhor? Pagar a vista uma  assinatura de revista por dois anos com desconto de 50% ou ir comprando na banca as edições conforme elas são lançadas. Existe uma conta econômica (VPL) para definir a resposta certa disso mas ela não é tão simples? É muito fácil acharmos que estamos fazendo um bom negócio mas na verdade estamos perdendo dinheiro.

5 - Efeito Placebo - Esse é famoso mesmo. Nem sempre o remédio precisa ter um princípio ativo para causar um efeito benéfico no paciente. Esse efeito é tão forte que pesquisas para identificar os efeitos de remédios precisam sempre ter um grupo de controle tomando placebos.

6 - Ilusão de Controle: Achar que você tem algum controle sobre efeitos aleatórios. Como soprar os dados antes de jogá-los ou utilizar a mesma camisa nos jogos da seleção!!!


Estes são somente seis tipos de pensamento. Mas já comentei aqui no blog sobre o livro "Não Acredite em Tudo que Você Pensa", que relaciona muitos outros casos. 

Esses tipos de engano acontece conosco porque somos humanos, se nosso cérebro fosse uma máquina de calcular, totalmente exata, esses tipos de falhas não aconteceriam. Com informação você consegue se armar contra estes tipos de falhas mas ficar totalmente imune é praticamente impossível. Nem o Spock conseguiria......

Nenhum comentário:

Postar um comentário