Pensamentos


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Árvore da Vida na Tela do Computador

Acho que várias pessoas já viram uma representação de como toda a vida na Terra está interligada entre si. Todo animal tem uma ligação com outro, e se olhar de forma abrangente todas as espécies se conectam de acordo com suas similaridades. Uma das representações mais comuns que conheço sobre isso é a de um círculo onde os animais modernos estão nas extremidades e estão ligados por similaridade a outras espécies. Se olhar para dentro do círculo dá pra ver onde os grandes grupos estão interligados, demonstrando que em algum momento passado esses dois grupos eram um só. 

Segue uma figura dessa arvore simplificada.

Reforçando que esta é versão simplificada. Se tiver interesse em baixar o arquivo completo com todos animais catalogados na pesquisa pode baixar no site do David Hillis Labs. Depois tente se achar no meio da árvore.... Mas a dificuldade dessa representação é mesmo o tamanho da tela que precisa ser impressa para você ver tudo o que está catalogado. No próprio site do Hillis Lab eles recomendam que a impressão do arquivo completo seja feita em 54 polegadas. 

A novidade nesse assunto é que uma organização chamada OneZoom está desenvolvendo um software específico para que seja possível rastrear qualquer espécie catalogada e localizá-los no seu devido "galho" da árvore sem a necessidade de imprimir. O software está desenhado como uma árvore mesmo, onde na ponta dos seus galhos estão  as folhas, e cada folha representa uma espécie animal. Dessa forma é possível visualizar toda a árvore, com infinitos ramos, utilizando somente o zoom na tela do computador. 

Segue um vídeo de apresentação do software. Na página da OneZoom.org já tem uma disponível com os mamíferos. Entra lá e tente achar os humanos e quem mais está no nosso "galho".

Segue um vídeo de apresentação. Está em inglês mas dá para entender a idéia do software.



Nenhum comentário:

Postar um comentário