Pensamentos


terça-feira, 4 de março de 2014

Time Lapse: Stars That Fell as Snow

Videos time-lapse do céu noturno são interessante por si mesmos. Ainda mais para quem mora numa cidade onde nunca vai ser possível ver o céu da forma que estes videos mostram. Aqui em São Paulo mesmo, o único evento astronômico possível é uma Lua Cheia.

Agora este vídeo tem um detalhe que o deixa mais interessante. Ele captou as imagens de dois satélites geoestacionários, que aparecem no vídeo como se fossem estrelas comuns. Dá para identificar no vídeo porque essas supostas estrelas não estão seguindo o conjunto, ficam paradas no mesmo ponto do céu, e depois desaparecem, ficando evidente que se tratava de um reflexo.

Segue o vídeo primeiro. Tente ver se encontra sem ajuda. 



É difícil mesmo. Tem que ter um olho muito bem treinado. Eu só percebi porque segui as orientações no Blog do Astrônomo Phil Plait - Bad Astronomy

O ponto em que eles aparecem estão na sequencia que se inicia no minuto 1:31. Fique de olho na estrela Procyon, que está marcada na imagem abaixo. Primeiro você vai perceber  que embaixo dela vai aparecer um estrela "fixa" que depois irá sumir. Depois para achar o outro é ainda mais sutil. Ele aparece antes desse mais brilhante, fica um pouco a esquerda, na ponta de um galho da árvore, logo no início da sequência. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário