Pensamentos


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Coração Artificial - Um Novo Paradigma


O pulso nos seres humanos é uma consequência da forma que trabalha o coração, bombeando e "recarregando" sem parar. Mas em um coração artificial ainda é necessário manter esse pulso? Foi refazendo a esta pergunta que um paradigma foi quebrado e noticiado no mundo todo semana passada. Pesquisadores do Texas Heart Institute desenvolveram um coração artificial que funciona como uma turbina de forma constante, sem a necessidade de pulsar.

O que tem toda lógica quando na área mecânica, porque quanto mais partes móveis, menor a confiabilidade e durabilidade da máquina. Uma turbina só tem uma parte móvel, o que é o ideal. Acho que a quebra de paradigma foi mais interessante que o desenvolvimento em do coração em si.

Interessante também foi a comparação do Dr. Billy Cohn, um dos pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento do coração artificial. Ele lembrou que quando o homem começou a tentar voar, as máquinas imitavam a natureza, onde o bater de asas é uma constante. Várias máquinas foram testadas com asas móveis, até que a melhor solução mecânica encontrada foram asas fixas. Nem sempre a melhor solução para a natureza é a mesma solução na mecânica.

Enfim, um personagem me veio a mente: Darth Vader. Será que o coração dele pulsava ou não?

Fonte da notícia: NPR

Um comentário: