Pensamentos


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Prêmio de $ 3 Milhões para Físicos Teóricos

Um  bilionário russo Yuri Milner instituiu um novo prêmio para físico teóricos, o Fundamental Phisics Prize, que na prática premia os cientistas com $ 3 milhões, um prêmio maior do que o Nobel ($1,2 milhões). 

Dinheiro para físicos teóricos sempre é bem vindo. Essa é uma área que em geral as pessoas seguem com financiamento de governos, praticamente não existe investimento privado para este tipo de pesquisa e um prêmio dessa monta ajuda, pelo menos na divulgação.

Os primeiro 9 preimados foram escolhidos pelo próprio Milner, e isso tem gerado discussão no meio científico já que, diferente do Prêmio Nobel, os premiados não precisam comprovar suas teorias com dados e fatos. Milner afirma que esses primeiro grupo pode não ser perfeito, mas eles ajudarão a escolher os vencedores do próximo ano e a médio prazo, ele supõe, que um critério científico se estabeleça.

Minha opinião: $3 milhões é tanto dinheiro para um físico teórico e tão pouco para esse bilionário, que se realmente não for necessário comprovar suas teorias para ganhar o prêmio, existe um risco de isso virar uma bolsa revezada entre os físicos teóricos. 

Dinheiro sempre é bom para a ciência, mas se não for feito com critério, pode até atrapalhar... Mas espero estar errado!!

Fonte: Nature

Nenhum comentário:

Postar um comentário