Pensamentos


sábado, 15 de junho de 2013

Cometa Ison: Até que enfim um "de verdade"!!!

Quando eu tinha uns 12 anos eu assistia o seriado Cosmos de Carl Sagan, que sempre apresentava fotos e animações sobre cometas. O program dizia que eles passavam perto da Terra com uma certa regularidade mas nem sempre eram visíveis a olho nú, e quando são é necessário um lugar sem muita interferência luminosa, longe das grandes cidades. Isso para um morador de São Paulo é o mesmo que dizer que você raramente vai ver um.

Nessa mesma época o cometa Haley, o mais famoso de todos, estava passando perto da Terra na sua visita regular a cada 76 anos. E foi um fiasco total. Quase ninguem conseguiu ver, só quem tinha recursos instrumentais suficientes. Nem de perto representou a quantidade de mídia sobre ele. 

Quase trinta anos se passaram e parece que esse ano eu, e muitas pessoas da minha geração, vou conseguir finalmente ver um cometa a olho nú, com toda a pompa visual que lhe é atribuída. O cometa Ison está previsto ser visível logo após o por do Sol no mês de Outubro/13. Segundo o site G1 ele será tão brilhante quanto a Lua.....

Tomara que realmente seja uma boa experiência visual!!! O Haley, mesmo sendo um fiasco, levou muitos jovens a se interessarem pela ciência. Esse efeito pode ser bem maior com o Ison!!!

Fonte: G1 - Foto do Telescópio Gemini 



Um comentário: