Pensamentos


terça-feira, 31 de maio de 2011

Paranormal na sinuca! James Randi vs James Hydrick

Esse vídeo é ainda melhor. É bem interessante ver como os poderes de James Hydrick desaparecem quando ele leva uma "sinuca" de James Randi em rede nacional. A expressão dele diz tudo (Putz, f....)


Detalhe: Esse prêmio que o James Randi oferecia de 10 mil dólares atualmente está em 1 milhão de dólares. É só ir lá e provar pra ele que realmente tem algum poder paranormal.

Quem quiser uma versão com legendas está aqui: Parte 1 e Parte 2

Paranormalidade explicada por James Randi

mNão sei se todos já ouviram falar de James Randi. Ele é um mágico que passou uma boa parte de sua carreira expondo os truques dos que se autodenominam paranormais. Nesse vídeo ele desmascara Uri Geller, famoso paranormal entortador de chaves dos anos 70. Também explica como são feitos os "milagres" de um pastor chamado Peter Popoff.


Uma vez teve um evento religioso iguais a esses na rua da minha casa. O pastor nessa ocasião tava fazendo até as pessoas emagrecerem instantaneamente, a ponto de ter que segurar suas calças. E tinha fácil umas 1000 pessoas assistindo e acreditando. No mínimo triste....

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fósseis de criatura gigante de 488 milhões de anos

Cada vez que me impressiono com uma descoberta dessas me vem um sensação de pena pelo quanto já se perdeu. Imagino isso na mão de uma pessoa do século V!

Link da notícia completa aqui.

Os Maiores Dinossauros do Mundo - American Museum of Natural History

Eu achei muito interessante aquela exposição de dinossauros no Shopping Morumbi, mas não é nada comparável a exposição que está tendo no Museu Americano de História Natural.

A gente chega lá um dia!!!!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Nova espaçonave da NASA

A NASA divulgou uma arte da nova concepção de naves espaciais que irão substituir os ônibus espaciais. Visualmente confesso que esperava mais. Está mais para uma cápsula do que uma nave. Tudo bem que nao ia aparecer a Enterprise mesmo, mas depois de um ônibus que volta pousando não esperava uma cápsula caindo no mar.



Mas lendo o texto fica compreensível. Eles estão priorizando a segurança, o que é correto! E esse veículo só será usado para viagens curtas. Para viagens mais longas, que considero o próximo passo, as naves terão concepção diferente.

Segue o link da matéria da Veja

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fim do Mundo falhou... vamos pro próximo!!!

liComo era de se esperar, o Fim do Mundo não aconteceu. E lógico que foram atrás dos principais "promotores" da data. O autor do livro "The Doomsday Code", Robert Fitzpatrick, foi quem tinha calculado a data do juízo final. Pra resumir a história ele assumiu que estava errado. O Pastor Harold Camping da seita Family Radio estava desaparecido até ontem. Link da notícia completa da BBC aqui.

O site deles ainda está ativo (link), e a figura é até interessante, com a contagem regressiva zerada!! E eles têm até uma versão em português, confira aqui.(sem contagem regressiva...)

Será que as pessoas que acreditaram nisso serão menos crédulas da próxima vez?

Mulher presa por dirigir na Arábia Saudita

Mulher islâmica entre em um táxi


Enquanto por aqui o preconceito contra mulheres já foi praticamente resolvido, tem países que ainda estão na "primeira fase do jogo". E pior, sem pinta de avançar nos próximos cem anos!
Quando comparo o Brasil com Europa eu visualizo o quanto ainda temos que andar. Mas quando vejo essas notícias eu percebo o quanto a gente já andou.

Link da notícia completa aqui.

sábado, 21 de maio de 2011

Fim do Mundo - O que há de errado em todas as religiões...

Como era de se esperar, toda a imprensa está comentando o Fim do Mundo previsto pela seita religiosa Family Radio. O twitter então está cheio de piadinhas e o primeiro lugar nos TTs é #fimdomundo. E também não faltam opiniões contrárias a religião, que nessa época também ganham espaço na mídia. Segue abaixo mais uma tradução de reportagem, dessa vez publicada na CNN por David Silverman, que é o presidente do American Atheists.

Por David Silverman, Especial para CNN (Link da matéria original)
Ninguém duvide de que a religião fere as pessoas. Pessoas boas, inteligentes e caridosas sofrem todos os dias e em toda parte nas mãos da religião, a mentira feliz.

A religião é usada por pessoas desonestas que afirmam conhecer o caminho para o que o ser humano deseja mais: a imortalidade. Para combater o medo da morte, as pessoas religiosas ignoram seu intelecto, acreditam na mentira, e seguem o pastor, geralmente de forma cega e às vezes a ponto da insanidade.
 
Estamos testemunhando um exemplo muito bom disto agora, com um grupo liderado pelo Ministro Cristão Harold Camping, que se prepara para o fim do mundo neste sábado, 21 de maio.

É claro que o fim de semana passará sem incidentes e milhares de seguidores de acampamento, tendo gastado ou doados grandes quantidades de dinheiro em seu nome, serão gravemente desapontados. Vítimas estarão quebradas. Famílias serão danificadas. Vidas serão arruinadas. Tudo porque alguém fez um bom “chute”, e seguidores acreditaram.
 
Eu não tenho certeza se Camping é um mentiroso, mas eu acho que sim. Ele percebeu que a religião é uma ótima maneira de ganhar dinheiro livre de impostos à custa de pessoas bem-intencionadas, através de doações para seu ministério, todos sem temer a condenação eterna. Você vê, eu suspeito que ele, como muitos outros da sua laia, não acredita em Deus.

Pode parecer estranho que eu iria acusar este homem de ser ateu como eu, mas tenha certeza de que ele não é nada como eu.
 
Como a maioria dos ateus, eu sou uma pessoa bastante agradável e jamais enganaria alguém para lhes tirar suas economias ou convencer alguém a sair de um emprego apenas para encher meus bolsos. A verdade é que a religião e a ética são completamente independentes um do outro.

Considere como Newt Gingrich poderia fazer a campanha contra o adultério do presidente Bill Clinton como o queridinho da direita religiosa, enquanto na verdade ele mesmo é um adúltero. Considere como o superstar evangélico Ted Haggard poderia pregar contra a homossexualidade, em nome de Deus, enquanto escondia um amante gay. E considere Camping, que consegue doadores para tossir o que parece ser um monte de dinheiro, enquanto arruína as vidas reais de seus seguidores aqui na Terra.

Estas não são pessoas que temem a Deus ou o inferno. Na minha opinião, eles sabem muito bem que os deuses são mitos. Eles são pessoas más. Os ateus têm pessoas más também, mas o pior é quem finge ser de uma religião para seu próprio ganho pessoal.

Na próxima semana, as vítimas Camping irão pedir o nosso perdão por serem tão tolos, e nós vamos perdoá-los, porque todos nós temos feito coisas estúpidas. Eles vão pedir dinheiro e nós vamos ajudá-los, porque a maioria das pessoas é caridosa.

E então as vítimas de Camping irão pedir-nos para esquecer tudo sobre este esquema terrível. Mas isso é algo que nunca devemos fazer.
Devemos lembrar que Camping, ateu ou não, não é diferente de qualquer outro pregador. A religião vive da ameaça do medo - a ameaça constante de qualquer momento o Dia do Julgamento acontecerá juntamente com o castigo eterno no inferno para aqueles que não acreditaram o suficiente.

Desde que mentes racionais perguntam coisas irracionais, os crentes constantemente têm dúvidas, e, portanto, medo de que eles não tenham fé suficiente para passar o agrupamento durante o arrebatamento final, quando os justos serão salvos e os ímpios serão condenados. O medo do inferno deixa os crentes desesperados em aliviar essas dúvidas para que possam ter a certeza de entrar no céu. É uma receita para a obediência baseada no medo, que é exatamente o que almeja a religião.

Se esquecermos de Camping, esta loucura apocalíptica acontecerá novamente. No próximo ano é 2012 e, tal como era suposto acontecer em 2011, 2004, 2001, 2000, 1999, 1997, 1994 e outros anos que o mundo deveria acabar, de acordo com uma ou outra religião.

O que vamos fazer em 2012? Será que vamos ficar parados enquanto pregadores aproveitam-se dos crédulos de novo? Será que vamos deixar de enfrentar os tolos e continuar a venerar a religião? Ou será que nós, como sociedade, exigiremos que as pessoas usem seu intelecto e prestem atenção aos seus pastores, padres, rabinos e mulás e vejam como eles realmente são golpistas?

Este fim de semana, os pregadores de costa a costa vão falar sobre o porquê eles estão certos e Camping está errado, e eu convido todos a ouvir atentamente. Eles vão tentar justificar uma interpretação da Bíblia (o deles) é certo, enquanto as outras estão erradas. No final, todos eles estão interpretando a "palavra perfeita de Deus" em sua própria maneira imperfeita, para que Deus concorde com sua própria agenda. É óbvio que se você prestar atenção, nenhum pregador nunca diz "Deus não concorda comigo."

Sim, este fim de semana vamos rir dos tolos que seguem os pregadores que ganham a vida espalhando mentiras felizes. A Religião terá sido provada errada novamente.
 
Mas todos nós devemos lembrar que as pessoas foram feridas neste fim de semana. Esperamos que as vítimas do fim-do-mundo levantem-se, sacudam a poeira e saiam desta vez melhor, como pessoas menos crédulas. Felizmente, eles vão usar sua experiência para ajudar outros a evitar fraudes futuras, gritando às vítimas de amanhã, sem medo de ser irreverente sobre algo que não merece a reverência nenhuma.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Não basta ver para crer!!!

Eu costumo dizer que o que vemos nos dá uma boa percepção da realidade, mas as vezes nossa mente pode se confundir e ver coisas que não existem, ou até mesmo deixar de ver o que precisaria ser visto. Precisamos ficar atentos a isso. Seguem dois vídeos que são prova disso.
O primeiro é uma simples comparação de figuras geométrica. O segundo é um truque de mudança de cor do baralho, veja se consegue entender como o truque é feito.



E recomendo o canal do youtube que tem muito mais, Quirkology.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Próximo Fim do Mundo - 21/05/11. Se perder este vai ter que esperar outro!!!....

Vocês já devem ter ouvido que existe uma seita promovendo o fim do mundo dia 21/05/11 próximo. (Antes do começo do Brasileirão!!! Sacanagem!!!).
E esta seita tem vários seguidores que estão contando com isso. Já compraram vários out-door nos Estados Unidos anunciando o dia. O site deles tem até versão em português!!! O lider deles é pastor Harold Camping, que está nesta foto ao lado (fonte: Associated Press - 2002).

Essa semana o The Wall Street Journal publicou um artigo do Michael Shermer sobre o motivo que as pessoas tendem a acreditar tão facilmente no apocalipse. A tradução completa está a seguir, e o link do artigo original está aqui.

Por Michael Shermer

No próximo sábado marca o início do fim dos dias. Ou pelo menos é isso que o radialista cristão Haroldo Camping e muitos de seus seguidores pensam. Pelos cálculos de Mr. Camping, 21 de maio é o dia em que Jesus voltará para julgar toda a humanidade e para reunir os fiéis.

Mas o que vai acontecer no dia seguinte, quando essa profecia falhar? Os pregadores do fim do mundo quase nunca admitem que estavam errados, eles geralmente tornam-se ainda mais inflexíveis sobre a verdade de suas crenças, com racionalizações para transformar o não acontecimento em uma previsão bem-sucedida.

Tampouco os religiosos detêm o monopólio sobre a previsão do fim dos dias. Existem versões seculares, da certeza de Karl Marx sobre a derrocada do capitalismo até vários cenários apocalípticos modernos envolvendo superpopulação, o esgotamento de recursos, o inverno nuclear, bug do milênio, erupções solares, super vulcões e, claro, o aquecimento global.

Por que tais profecias apocalípticas são tão comuns na história humana? Quais são as suas bases emocionais e cognitivas?

Na maioria dos cenários apocalípticos, a destruição é seguida pela redenção, dando-nos uma sensação de medo e esperança. O "fim" ostensivo é normalmente visto como uma transição para um novo começo e uma vida melhor por vir. Para os religiosos, Deus destrói Satanás e os pecadores e ressuscita os virtuosos. Para a mentalidade laica, expia a humanidade de seus pecados através da iluminação política, econômica ou ideológica.

Os marxistas viram o comunismo como o clímax de um processo libertador de vários estágios evolutivos. Os ambientalistas costumam concluir as suas previsões de calamidade com recomendações sobre como salvar o planeta. Ou considere John Galt, herói do romance de Ayn Rand "Atlas Shrugged" e uma inspiração para muitos dos atuais ativistas do partido. Na cena final do livro apocalíptico, a heroína Dagny Taggart se vira para Galt e decreta: "É o fim." Ele corrige a ela: "É o começo."

Cognitivamente, existem vários outros processos em trabalho, começando com o fato de que nossos cérebros evoluíram para a busca de padrões de crença. Imagine-se como um hominídeo nas planícies da África, três milhões de anos atrás. Você ouve um barulho na grama. É o vento ou um predador perigoso?

Se você achou que é um predador perigoso, mas é apenas o vento, você cometeu um engano, acreditando em algo que é real quando não é (um "falso positivo", como os cientistas cognitivos chamam), mas um dos mais inofensivos. Por outro lado, se você adivinhar que o ruído na grama é o vento, mas acaba por ser um leão faminto, o seu erro é mais grave: O leão era real, mas você pensou que não era (um "falso negativo" ). Neste caso, você é o almoço, e você não vai ter a chance de ser mais cauteloso da próxima vez.

Em nosso ambiente ancestral, vigilância e reações rápidas muitas vezes fizeram a diferença entre vida e morte, assim o natural foi assumir que todos os padrões eram reais. Era simplesmente mais seguro, do ponto de vista da sobrevivência, ouvir ruído na grama como um aviso de perigo. Além disso, nossos antepassados viram significado e intenção nestes padrões: Tomavam o farfalhar na relva como o significado de que um predador tinha a intenção de comê-los.

O que isso tem a ver com as nossas tendências apocalípticas? Cenários apocalípticos são padrões baseados em nossa percepção da passagem do tempo. Nós tendemos a fazer conexões causais entre os eventos - A causa B, que faz com que C, que faz com que D, etc, simplesmente porque eles se sucedem cronologicamente. Esses padrões são muitas vezes falsos, é claro, mas eles estão corretos muitas vezes, suficiente para que em nossos cérebros, tempo e causalidade são indissociáveis. Nós, portanto, tendemos a infundir a passagem do tempo com significado e ver nele a intenção. Algumas vezes tomando a forma sobrenatural de Deus em acerto de contas ou da natureza nos tirando do pedestal de nossa arrogância tecnológica.

Visões apocalípticas nos ajudam a dar sentido a um mundo muitas vezes aparentemente sem sentido. O significado literal do apocalipse é uma "revelação", e esta definição da palavra é verdadeira se considerarmos a narrativa de São João no livro do Apocalipse ou cronologias seculares que se encaixam os acontecimentos da história em um grande projeto cósmico.

Para os seres humanos, é muito mais fácil de sofrer as pedradas e setas da fortuna ultrajante quando acreditamos que tudo é parte de um plano mais profundo e misterioso. Podemos nos sentir como destroços e refugos no vastos rios da história, mas quando as correntes são direcionados para um destino final, ele nos dá propósito e significado. Queremos sentir que não importa quão caótico, opressivo ou mal o mundo pode ser, tudo será acertado no final.

Mr. Shermer é editor da revista Skeptic e colunista mensal da revista Scientific American

Stephen Hawking - "Não existe Céu; isto é um Conto de Fadas"

Photograph: Solar & Heliospheric Observatory/Discovery Channel
  

O Cosmologista Stephen Hawking deu uma entevista ao The Guardian onde ele comenta sobre vida após a morte, Deus e outros assuntos. A matéria toda é bem interessante, pode conferir nesse link.

Eu traduzi somente as respostas dele às perguntas feitas pelo jornal. Segue:

Qual é o valor em saber “Por que estamos aqui?”
O universo é regido pela ciência. Mas a ciência nos diz que não podemos resolver as equações diretamente no abstrato. Nós precisamos usar a teoria eficaz da seleção natural darwiniana daquelas sociedades com mais chances de sobreviver. Nós lhes atribuiremos valor superior.

Você disse que não há razão para invocar a Deus para iluminar o nosso caminho. A nossa existência está toda à sorte?
A ciência prevê que muitos tipos diferentes do universo serão espontaneamente criados do nada. É uma questão de oportunidade que nós estamos dentro deste.

Então aqui estamos nós. O que devemos fazer?
Devemos buscar o maior valor das nossas ações.

Você teve um susto com a saúde e passou um tempo no hospital em 2009. Existe algo que você tem medo sobre a morte?
Eu tenho vivido com a perspectiva de uma morte prematura nos últimos 49 anos. Eu não tenho medo da morte, mas eu não tenho pressa de morrer. Eu tenho muita coisa que quero fazer primeiro. Eu considero o cérebro como um computador que vai parar de trabalhar quando seus componentes falharem. Não há céu nem vida após a morte para os computadores quebrados, isto é um conto de fadas para as pessoas com medo do escuro.

Quais são as coisas que você acha mais bonita na ciência?
A ciência é bela quando produz simples explicações de fenômenos ou conexões entre observações diferentes. Exemplos incluem a dupla hélice na biologia, e as equações fundamentais da física.

domingo, 15 de maio de 2011

Padre Curandeiro acusado de exercício ilegal da medicina

O Fantástico essa semana passou uma reportagem importante sobre um padre que é lider de uma entidade do Mato Grosso do Sul chamada Bio Saúde e que promete curar qualquer tipo de doença com métodos alternativos. Entre eles aplicação de argila, folhas e até mesmo recomenda que se tome a própria urina em alguns casos.(Arghhh!)

O impressionante aqui é que eles atuam nessa área há mais de 10 anos e tem uma carteira de clientes cativa. Isso demonstra o quanto a nossa sociedade ainda é passiva de acreditar em soluções fáceis e milagres. Qualquer um com um discurso esperançoso consegue seus seguidores facilmente.

Infelizmente existem pessoas que acreditam que a ciência e a medicina pode ajudar menos que o tal padre e suas argilas. E esta reportagem só mostra um caso. Tenho certeza de que qualquer leitor não precisará andar muito no seu bairro para encontrar algum tipo de charlatanismo parecido, seja na medicina, na sorte, no amor e etc...

Precisamos lutar contra isso na nossa sociedade. Podemos até prender os charlatões que forem encontrados, mas o mercado deles vai continuar disponível para o próximo. E não vejo outra solução a não ser a informação e educação científica para as massas. Enquanto essa conciência crítica e científica não estiver disseminada ainda será fácil encontrar público que acredita que a cura do cancer está com o "padre", e o resto do mundo só não resolveu o problema porque não veio perguntar pra ele.

Segue o link da reportagem completa do Fantástico aqui.

Panorâmica interativa da Via Láctea


É impressionante ver o resultado que algumas pessoas conseguem mesmo trabalhando praticamente sozinhas. 
Esse site apresenta uma panorâmica da Via Láctea com fotos tiradas por um astrônomo amador ao redor do planeta. 
Muito bom! Vale a pena dar uma conferida!
Link da matéria da Veja logo abaixo

Enviado do aplicativo Veja para iPhone


sábado, 7 de maio de 2011

Asteroide gigantesco se aproxima da Terra

Se fosse em 2012 já ia ter gente falando que seria a causa do fim do mundo!

Se alguém lhe disser isso, não acredite!! Ele vai passar mais perto da Terra do que a Lua está, mas vai passar direto!! Tem só 400 metros de diâmetro e não fazer nem cócegas!!

Asteroide gigantesco se aproxima da Terra



Enviado do aplicativo Veja para iPhone

terça-feira, 3 de maio de 2011

Ancestral Ruminante - The Nutcracker Man

(Imagem: Melissa Lutz Blouin/University of Arkansas)

Tradução de Notícia da New Scientist publicada por Jeff Hecht

O "Homem Quebra-Nozes" não comia nozes, sementes e frutas duras, afinal. Os hominídeos Paranthropus boisei, que viveram na África oriental entre 2,3 e 1,2 milhões de anos atrás, na verdade comiam grama, conforme relatório de uma equipe de antropólogos e geólogos.

As provas para confirmar a dieta gramínea foi a medição de índices de isótopos de carbono em 24 dentes a partir de 22 diferentes indivíduos fósseis. Esses índices são diferentes entre dois grupos de plantas que utilizam diferentes tipos de fotossíntese. A maioria das dietas dos hominídeos eram à base de frutas, nozes e folhas de árvores, arbustos e ervas de estação fria, que usam a fotossíntese C3. Mas os isótopos nos dentes mostrou que 77 por cento da dieta de P. boisei veio das gramíneas, que utilizam a fotossíntese C4.

Se o P. boisei comeu tanta grama, ele deve ter desenvolvido um sistema digestivo ímpar para acompanhar suas massivas mandíbulas. Se tivesse sobrevivido, poderia ter se tornado um hominídeo tão diferentes dos outros quanto os pandas gigantes comedores de bambu são diferentes dos outros ursos.

link da notícia original da New Scientist
Journal reference:
Proceedings of the National Academy of Sciences, DOI: 10.1073/pnas.1104627108

Beatificação do Papa João Paulo II - O "Procedimento"



Estava lendo sobre a beatificação do Papa João Paulo II e uma frase me chamou a atenção:
"Para chegar à beatificação, foi suficiente provar que intercedeu na cura inexplicável para a ciência humana da freira francesa Marie Simon-Pierre, que sofria do Mal de Parkinson, o mesmo que devastou sua saúde."

O que achei interessante é que na ciência, para demonstrar que sua pesquisa está correta é necessário publicar trabalhos, expor a outros pesquisadores, receber críticas e verificar se suas conclusões resistem a elas. Se a pesquisa passar por todos os testes ela é aceita no meio acadêmico e a teoria descoberta começa a ser considerada verdadeira.

Nesse caso, se fosse pelo processo científico, primeiro era preciso provar que uma regressão significativa de uma doença degenerativa ocorreu. Isso poderia ser feito com acompanhamento médico. Mas depois ainda seria preciso provar, com fatos, que uma pessoa que já faleceu participou dessa cura. E essa segunda parte é impossível!

Mas a igreja criou sas próprias regras para provar um milagre. É a falta de explicação científica que caracteriza o milagre e o relato de alguém que caracteriza o vínculo. Neste caso foi o relato da freira que disse que clamou o nome de João Paulo II e no dia seguinte estava curada.
Por isso que existem tantos beatificados. O próprio João Paulo II beatificou 1340 pessoas.

Enfim, ainda falta muita coisa para a ciência descobrir e entender. E todos esses "gaps" que a ciência ainda tem são utilizados como prova de milagres. Mas cada vez mais a ciência vai se desenvolvendo e fechando esses espaços. Como será a comprovação de milagres daqui a mil anos?

P.S.: Para o Papa virar definitivamente Santo é necessário mais um milagre. Já tem milhares de pessoas que enviaram seus relatos e 270 foram selecionados para serem "estudados" (aspas minhas)

Link da notícia da Veja: