A ciência possui crédito com a sociedade. Um crédito tão grande que todas as outras áreas do conhecimento fazem o possível para ter uma parte. E uma forma fácil de ganhar um pouco desse crédito é pegar "emprestado" termos científicos e utilizá-los da forma que achar mais conveniente. Assim grande parte da população acaba reconhecendo o termo científico, mesmo que não entenda muito bem o que ele significa, e acaba vinculando o produto com o rigor científico exigido.
Obviamente que em todos os casos, a explicação pseudo científica utilizada é muito mais simples e fácil de entender do que o real significado do termo em questão. O que acaba atraindo fieis seguidores facilmente.
Vamos ver hoje só dois dos mais comuns.....
Alimentos Orgânicos
Pergunte para um químico se a comida que ele come é orgânica. Você vai ouvir um sonoro: "Lógico!!!"
Em química, orgânico é tudo aquilo que é composto por moléculas de carbono. Todas as células vivas são formada de carbono, portanto, todas são orgânicas. Uma das formas de pesquisar vidas em outros planetas é procurar evidências dessas moléculas.
Mas a agricultura chama de orgânico toda a produção que é feita sem a utilização de agrotóxicos. Na minha opinião, utilizar essa lógica para chamar uma fruta de orgânica é o mesmo que dizer que existem frutas que não são orgânicas, o que é impossível. Como a grande maioria das pessoas tem até medo de química, fica mais fácil "passar" esse significado para o termo sem muito questionamento da sociedade.
Porque não se utiliza outro nome? Será que quem cunhou o termo não sabia que já existia um significado científico para "orgânico"?
(Qualquer coisa) Quântica
Nada é mais difícil de entender e mais contraintuitivo na física do que a Mecânica Quântica. Quando essa conhecimento estava sendo desenvolvida no início do seculo 20 se abriu uma janela enorme de possibilidades que até hoje ainda estáo sendo estudadas e exploradas. Mas é uma matéria que não dá para ensinar no colegial, é necessário bastante dedicação para entender um pouco.
Imagem: Breaking into Blossom |
O termo "quanta" quer dizer algo como "pacote". É utilizado para expressar, por exemplo, que a luz não é contínua, ela é feita de pequenos pacotes de luz. E sendo assim a matemática utilizada para se calcular os efeito da luz não pode ser aquela álgebra linear. E portanto, a Mecânica Quântica foi desenvolvida para isso.
Aí você começa a ver todo mundo utilizando o termo igual a bombril. Digite "quantica" no Google e você vai achar, entre outros:
- Terapia Quântica
- Pensamento Quântico
- Cura Quântica
- Sabedoria Quântica
Nem vou me estender muito... Será que algum desses tem algo a ver com "pacotes"? Ou só querem parecer avançados e tecnologicamente desenvolvido, mesmo que não tenham nada a ver com o assunto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário