Tirando os parentes e amigos pessoais dos jogadores de um determinado time, todos os outros torcedores estão fixados na camisa, no símbolo do time, independente de quem a veste. Por isso é muito comum jogadores trocarem de time e a torcida anterior recebe um outro com a maior naturalidade e começa a xingar o "desertor". Até que esse primeiro volta pro time anos depois e veste de novo a camisa como heroi. Tudo normal!
Na prática se fosse criado hoje um time novo e com muito dinheiro comprasse todos os jogadores atuais de um clube disputando o campeonato brasileiro, os torcedores não "migrariam" para esse novo time. Até acho que esse time teria uma rejeição impressionante.
Indo mais além, a gente pode considerar que o torcedor de futebol torce pela administração do clube. O torcedor pede bons jogadores, bons estádios, bons resultados, que só serão obtidos se a administração tiver sido eficiente. Então até acho lógico que os sócios do clube torçam pelo time de futebol deles. Mas a grande maioria dos torcedores não tem vínculo nenhum com o clube. Alguns times até criaram agora uma espécie de associação básica que dá desconto em ingresso, o que é correto para que o torcedor sinta que realmente faz parte de alguma coisa.
Agora todo esse discurso foi para evidenciar que, se não tem muita lógica torcer para um time a não ser que você seja parente dos jogadores ou sócio do clube, tem menos lógica ainda torcedor sair brigando com torcidas de times adversários!
O cara não conhece ninguém do time que ele torce, paga o ingresso, fica duas horas pra ir e duas horas pra voltar, e no meio do caminho encontra torcedor do outro time e parte pra briga! O que será que ele espera com isso, que o torcedor adversário mude de ideia e passe a torcer pro time dele? E isso na base da porrada?
Cada vez vamos mais para o lado irracional da escala....
Apesar de considerar que torcer por um time de futebol está mais para o lado irracional, ainda acho uma prática legal. Rende boas piadas e brincadeiras com os amigos, e profissionalmente gera empregos pra caramba! Mas quando vou ao estádio, vou com o mesmo espirito de assitir um show de rock, simplesmente paguei para assitir um show ao vivo. Não consigo entender o motivo das brigas entre torcidas, que são tantas que fazem minhas visitas aos estádios serem raras!!!
sua análise feita de modo cintífico e racional,esta perfeita...porem o futebol não é apenas um jogo!!! e sabe por que ele é tão popular no mundo???? porque é o esporte mais democráticoque existe em todos os sentidos. diferente de outros esportes que a altura e a força fisica, são indispesáveis para uma otima perforamace e quase sempre o time mais forte sempre vai vencer..no futebol existe o imponderável...o time que esta jogando mal por 89 minutos..pode em um lampejo ou uma bola parada ganhar a partida,com o pior time e com um jogador à menos.
ResponderExcluirem qual outro esporte isso acontece??? e isto tambem serve para quem o pratica...muitas vezes vc pode jogar até com uma bola de meia!!! usando arvorés como tráves!!! sem qualquer equipamento. o futebol é apaixontante,pois o drilbe é tão e as vezes mais importante que o objetivo do jogo que é o gol...o pelè e lembrado até hoje por gols que ele não fez..as jogadas do "quase gols" ficaram eternizadas,como obras de arte. o futebol é como uma ópera,tem tragédia,sofrimento,angúsita,raiva,paixão,extase...herois e vilôes...como mexe com os sentimentos mais primitivos das pessoas ele desperta o espírito de tribo...por isso as agressões eas brigas. e devido a mídia hipervalorizar os atltetas,que são vistos como semi Deuses...ele torna o sonho de meninos e mulheres..pelos mais nobres e não tão nobres motivos...é uma forma de ascenÇão social,é um meio de status,fortuna e fama. Durante a copa vc vai ver a força do futebol...ele irá conseguir unir..coxinhas e mortadelas no mesmo objetivo!!! em dias polarizados como que estamos vivendo hoje em 2022 nas vésperas das eleições mais emblemáticas e sujas da história...só o futebol poderá dar unidade e alegria...e talvez um pouco de orgulho para o Brasileiro.
ResponderExcluir