Pensamentos


segunda-feira, 27 de junho de 2016

Livro: Os Botões de Napoleão

Você certamente já ouviu de alguém que um determinado produto não era bom de se comer porque ele tinha "muita química"!!! Certamente estavam se referindo a agrotóxicos e conservantes que são aplicados aos alimentos para que os mesmo consigam chegar até a mesa do consumidor final. 

Mas você já parou para pensar como seria a nossa sociedade se não fosse a tal "química"? Não ia precisar muito tempo para entender que simplesmente não haveria sociedade moderna. Não existiria sem refrigeração, alimentos duráveis, analgésicos, plásticos, e etc. Produtos que são normais para nós hoje em dia, mas que só puderam ser criados com o desenvolvimento da química.

Esse livro conta um pouco dessa história da humanidade, focando em pontos onde a sociedade precisava de uma solução para algum problema, e que foi encontrado com a química. Os autores se basearam em 17 moléculas para contar essa história. Um químico certamente irá achar esse número muito pequeno, mas para um livro de divulgação científica eu acho que conseguiram o objetivo.

Apesar de usar bastante linguagem química, incluindo descrições de reações, o livro não é difícil de ler. Muitas pessoas tem aversão quando houve o palavra "química". Talvez por isso que essa palavra não aparece no título!!! Mas para não deixar o livro com muita resistência inicial, o autor começa com uma espécie de tutorial para que pessoas que não são da área possam entender sem muitas dificuldades. 

O texto não é difícil, mas também não é tecnicamente fraco. O autor se aprofunda no contexto histórico, acompanhando depois das propriedades das moléculas e algumas vezes das reações químicas necessárias para sua formação. Ou seja, apesar de não ser necessário ser da área, os químicos vão apreciar bem mais porque os assuntos são tratados com uma complexidade que lhes é habitual. 

Se interessar, segue link da Saraiva e do Submarino