Pensamentos


sábado, 30 de março de 2013

Vacinas não causam Autismo

Foto: Senado.gov.br
Todos os estudos indicam que não, que não há nenhuma correlação entre vacinação e autismo. Esse é mais um dos mitos que se criam na sociedade, e eu não consigo entender o motivo. Acabei de ler sobre mais uma pesquisa que comprova isso no MedicalXpress.com

Já tinha comentado aqui sobre pais que estavam enviando doces contaminados com catapora para outros pais darem para seus filhos, dessa forma eles pegariam catapora e estariam imunes na fase adulta. Tudo isso para não darem a vacina contra catapora, que já existe e pode ser comprada facilmente.

Cada vez mais fica claro que a nossa ciência anda mais rápido do que nosso desenvolvimento humano. Estamos desenvolvendo tecnologias tão avançadas que estão ficando muto longe do cidadão médio. E essa falta de conhecimento é uma brecha para expandir na sociedade todo tipo de boato e pseudociencias.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Visualizando Ondas Sonoras na Água

A experiência caseira abaixo mostra como a água em queda livre tem sua trajetória alterada pelo som.

Neste caso o som utilizado foi de 24Hz, que é perto do limite que conseguimos ouvir. 

Importante saber que esse efeito não é visualizado a olho nu. É necessário que ele seja filmado a 24 frames por segundo (FPS). Dessa forma a câmera bate uma "foto" a cada passagem do pico da onda, fazendo parecer que ela está estática.

Quando ele altera a frequencia da nota para 25 Hz, dá para ver a movimentação da onda sonora. Mas esse efeito se dá porque ele criou uma pequena diferença entre a frequencia dos quadros filmados e da onda sonora. O mesmo acontece, de forma invertida, quando ele altera a frequencia para 23 Hz.

De qualquer maneira, bem interessante!!!

sábado, 9 de março de 2013

A Importância do Ceticismo na Ciência: por Joe Schwarcz

Tenho lido que o Prof. Joe Schwarcz está sendo comparado a Carl Sagan da Química. Ele desmistifica vários tópicos sobre química para a população em geral. E das ciências naturais, a química é a que mais carrega preconceitos no seu nome. E esta apresentação mostras alguns desses casos.


Segue a transcrição de alguns pontos que achei mais importantes:

"As pessoas se esforçam muito para comprar produtos "livre de química", o que é a mais absurdas das expressões. Se você comprar algo livre de química, está comprando vácuo." 

"Uma solução de 4% de ácido acético é considerado um produto químico perigoso. Agora se vocÊ pega essa mesma solução e coloca em um frasco de vinagre ele "se transforma" num limpador de cozinha ambientalmente correto!!

"O fato de um produto ser sintético ou natural não altera o efeito que ele causa ao nosso corpo."

"É possível deixar qualquer informação parecendo perigosa. Por exemplo, ao morder uma mação você sabia que sente o gosto de mais de 300 compostos químicos? Entre eles está a acetona e o formaldeído!!"

"Números são importantes. Não existem substâncias seguras, só maneiras seguras de se utilizar substâncias! A dose define o veneno."

"Hoje é praticamente possível provar qualquer teoria que você queira, simplesmente escolhendo os dados científicos que você irá considerar na análise. Mas em ciência deve-se considerar todos os dados, e só então chegar a conclusões."

"Precisamos ensinar ciências nas ecolas para que as crianças sejam letradas em ciência, da mesma forma que devem ser letradas em qualquer outra área."