Pensamentos


domingo, 21 de julho de 2013

Cosmos será relançado em 2014 pela FOX

Numa época que o Brasil só tinha 5 canais de TV, e a maioria das casas ainda não tinha TV a cores, a série Cosmos passava aos sábados pela manhã na Globo. Carl Sagan era o apresentador, e não tenho dúvidas que foi um ponto importante para que eu me interessasse por ciência. O mesmo certamente aconteceu com muitos outros jovens!!!

Agora temos muitos mais canais de TV e muito mais programas científicos disponíveis. No entanto a "concorrência" com outros programas de puro entretenimento é muito maior também, e não vemos hoje nenhum programa científico que tenha causado o impacto que Cosmos fazia nos anos 80. E pior, temos muito programas com a roupagem científica, mas na verdade são pseudociência pura, o que é até um desserviço para sociedade.

Agora fiquei sabendo que vão relançar a série Cosmos pela FOX em 2014. Isso é muito bom!! A esperança renasce!!! Essa série precisava de uma roupagem nova mesmo. Muito já foi descoberto desde a série clássica e precisa ser bem divulgado. Nada melhor do que reciclar uma série de peso.

O apresentador será o Neil DeGrasse Tyson, espero que ele tenha o mesmo carisma de Carl Sagan e que seja mais uma série que direcione a carreira de muitos!!!


segunda-feira, 8 de julho de 2013

Termos Científicos Mal Utilizados: "Orgânico" e "Quântica"

A ciência possui crédito com a sociedade. Um crédito tão grande que todas as outras áreas do conhecimento fazem o possível para ter uma parte. E uma forma fácil de ganhar um pouco desse crédito é pegar "emprestado" termos científicos e utilizá-los da forma que achar mais conveniente. Assim grande parte da população acaba reconhecendo o termo científico, mesmo que não entenda muito bem o que ele significa, e acaba vinculando o produto com o rigor científico exigido.

Obviamente que em todos os casos, a explicação pseudo científica utilizada é muito mais simples e fácil de entender do que o real significado do termo em questão. O que acaba atraindo fieis seguidores facilmente.

Vamos ver hoje só dois dos mais comuns.....

Alimentos Orgânicos

Pergunte para um químico se a comida que ele come é orgânica. Você vai ouvir um sonoro: "Lógico!!!"
Em química, orgânico é tudo aquilo que é composto por moléculas de carbono. Todas as células vivas são formada de carbono, portanto, todas são orgânicas. Uma das formas de pesquisar vidas em outros planetas é procurar evidências dessas moléculas.

Mas a agricultura chama de orgânico toda a produção que é feita sem a utilização de agrotóxicos. Na minha opinião, utilizar essa lógica para chamar uma fruta de orgânica é o mesmo que dizer que existem frutas que não são orgânicas, o que é impossível. Como a grande maioria das pessoas tem até medo de química, fica mais fácil "passar" esse significado para o termo sem muito questionamento da sociedade.

Porque não se utiliza outro nome? Será que quem cunhou o termo não sabia que já existia um significado científico para "orgânico"?


(Não resisti e criei o meme!!!)


(Qualquer coisa) Quântica

Nada é mais difícil de entender e mais contraintuitivo na física do que a Mecânica Quântica. Quando essa conhecimento estava sendo desenvolvida no início do seculo 20 se abriu uma janela enorme de possibilidades que até hoje ainda estáo sendo estudadas e exploradas. Mas é uma matéria que não dá para ensinar no colegial, é necessário bastante dedicação para entender um pouco. 


Imagem: Breaking into Blossom
Só que quanto maior a dificuldade de entendimento, maior é a utilização do termo para dar credibilidade científica. E realmente o termo "quântico" é o mais roubado que existe. E o mais interessante é que é muito utilizado em pseudo ciência, o que é esperado, já que estes são os que mais se utilizam dos créditos da ciência real.

O termo "quanta" quer dizer algo como "pacote". É utilizado para expressar, por exemplo, que a luz não é contínua, ela é feita de pequenos pacotes de luz. E sendo assim a matemática utilizada para se calcular os efeito da luz não pode ser aquela álgebra linear. E portanto, a Mecânica Quântica foi desenvolvida para isso.

Aí você começa a ver todo mundo utilizando o termo igual a bombril. Digite "quantica" no Google e você vai achar, entre outros:
- Terapia Quântica
- Pensamento Quântico
- Cura Quântica
- Sabedoria Quântica

Nem vou me estender muito... Será que algum desses tem algo a ver com "pacotes"? Ou só querem parecer avançados e tecnologicamente desenvolvido, mesmo que não tenham nada a ver com o assunto?